Para muitas pessoas, pensar em Google Analytics é pensar em interpretação de gráficos, números e métricas. No entanto, essa ferramenta não é um benefício exclusivo para os especialistas em métricas.

Independentemente da repercussão do seu site, você pode utilizar essa ferramenta do Google para analisar e entender como o público visita o seu site e como ele se comporta dentro dele.

 

Entendendo a função do Google Analytics

Primeiro de tudo, o Google Analytics é uma ferramenta que agrupa uma série de funcionalidades dentro da plataforma de marketing e gestão do Google. 

Resumidamente, a ferramenta auxilia na gestão do marketing digital de diferentes empresas que possuem presença online, por meio de métricas e apontamentos.

A primeira vista, uma das maiores vantagens da ferramenta Analytics para um site é a informação que você pode obter sobre suas ações de marketing digital. 

Assim, você consegue mensurar os resultados de suas estratégias em absolutamente todas as ações. A ferramenta entrega relatórios detalhados sobre o comportamento e conversões dos usuários, seja em um período de tempo específico ou em tempo real.


Por que usar o Analytics?

Bem, se você ainda tem dúvidas sobre o potencial dessa ferramenta, pense da seguinte maneira: ter uma presença online integrada ao Analytics, te dá a possibilidade de saber exatamente quantas pessoas viram as ações que você postou.

É possível, ainda, saber quantas dessas pessoas estavam interessadas e acabaram adquirindo seu produto ou serviço por conta dessa ação em específico. Isso é algo bem difícil de mensurar no mundo off-line, não é mesmo?

A princípio, a ferramenta permite visualizar as métricas de desempenho das ações do seu site. Basicamente, ela te ajuda a descobrir qual direção seguir para obter melhores resultados.

 

Quais informações posso obter com o Google Analytics?

  • Número de usuários: com o Analytics você consegue saber o número de usuários que o seu site recebeu, ou seja, o número de pessoas que entraram no seu site.
  • O que indica: esse número indica se os usuários estão retornando ao seu site ou se entram no site uma vez e não retornam.

 

  • Sessões ou visitas: aqui, você consegue saber o número de visitas que os usuários fizeram no seu site, independente de ser o mesmo usuário que entra várias vezes.
  • O que indica: de acordo com esses dados, você consegue mensurar o volume total de visitas que ocorrem no seu site. 

 

  • Taxa de Rejeição: a taxa de rejeição demonstra se o seu site precisa de um upgrade, de investimento em conteúdo ou mesmo se as suas ações estão “espantando” os usuários.
  • O que indica: essa análise mostra o número de usuários que deixam o seu site rapidamente depois de ver a primeira página. 

 

  • Como os usuários chegam ao seu site: com essa informação você conseguirá identificar de onde os usuários do seu site estão vindo. Assim, você consegue direcionar mais esforços para onde te dá mais retorno. 
  • O que indica: em síntese, você conseguirá mensurar a eficácia das suas campanhas pagas, por tráfego orgânico, por e-mails e redes sociais.

 

  • Usuários por hora e dia: é importante tanto saber de onde você recebe visitas, bem como saber quando as recebe. 
  • O que indica: com esses dados, você pode saber qual é o melhor dia e horário para realizar uma postagem, uma campanha, ou até mesmo para fazer uma atualização e não ter problemas com os acessos daquele momento.

 

  • Páginas mais visitadas: esses dados indicam os conteúdos e páginas mais visitados, logo você saberá quantas visualizações da página você teve em um determinado momento.
  • O que indica: desse modo, você consegue saber especificamente quais os conteúdos mais visitados, o que te dá a chance de poder revisá-los para sempre tentar melhorá-los para os usuários.

 

  • Principais dispositivos: essa análise faz toda a diferença na hora de estruturar ou atualizar um site. Isso porque, a maioria das pessoas acessam os sites  pelo celular, então é preciso ter uma interface que se adapte ao aparelho que o usuário está utilizando.
  • O que indica:  se o seu site não está pronto para dispositivos móveis, você corre o risco de perder visitantes. Desse modo, repense a estrutura do seu site. Ele é responsivo? Se não é, está na hora de atualizá-lo.

 

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