O ano de 2020 vem sendo marcado por uma série de transformações, sejam elas nos mundo dos negócios, na comunicação e na tecnologia.

Com ela não poderia ser diferente, fruto da inovação e intimamente ligada às mudanças e transformações do mundo, a tecnologia vem ganhando cada dia mais espaço nas nossas vidas, nas empresas e em tudo mais do nosso dia a dia.  

Recentemente, o Google anunciou um novo algoritmo que traz algumas novidades.

Com as modificações, os usuários irão receber conteúdos mais precisos dependendo das buscas que fizerem.

Desse modo, o fator preponderante para um bom ranqueamento no mecanismo de pesquisa agora é a experiência na página de destino

 

O que vem por aí:

O novo algoritmo do Google está interessado em páginas rápidas e sem bugs, que entreguem a melhor resposta para o usuário.

A palavra mágica da vez que define qual site vai ter o melhor desempenho no Google é a “usabilidade”.  

Existem hoje na internet muitas dicas e tutoriais de como ranquear melhor no Google. No entanto, muitas dessas práticas pensam unicamente no SEO que, de fato, é uma peça importante para os sites.

Mas, para além disso, é importante ficar de olho no algoritmo da ferramenta, pois cada mudança pode impactar diretamente na classificação do seu site.

Assim, é preciso notar as mudanças significativas na ferramenta, pois ela está em constante aperfeiçoamento, passando por atualizações para responder melhor aos desejos dos usuários.

 

Novas exigências demandam atenção, estudos e mudanças!!

O novo algoritmo do Google aprimorou a forma como o robozinho da ferramenta interpreta as informações pesquisadas pelos usuários. 

Bom, preciso te dizer que eu citei a palavra “interpretar” de propósito. Isso porque, o novo algoritmo do Google agora atua ainda mais com inteligência artificial, o que deu ao buscador a capacidade de compreender frases completas, alterações de sentido e entender a linguagem utilizada nas pesquisas quase como um ser humano.

Na nova configuração do algoritmo a usabilidade do site conta muito. Sites com termos claros, interface sem bugs ou lentidão e com informações que não demandam grande esforço mental por parte do usuário são priorizadas no ranqueamento.

Além disso, a atualização dos conteúdos entram muito em vista diante do novo algoritmo do Google.

O motivo básico é porque a internet está em constante transformação, por isso é importante renovar a comunicação com os usuários que navegam no seu ambiente digital.

Dessa forma, é interessante repensar os conteúdos que você produz e como eles afetam o relacionamento dos usuários com o seu site/da sua empresa. 

 

Como acompanhar as atualizações

Para ficar ligado nas novas atualizações do Google você pode ter alguns recursos que facilitem a procura de informações sobre a ferramenta. 

Abaixo, estão três dicas de como saber em primeira mão as novidades do gigante da tecnologia.

 

  • Siga o Google no Twitter 

Se você não tem twitter está perdendo a chance de navegar em uma rede social com alto nível de instantaneidade e muito fluxo de informação.

 Segundo um relatório da companhia, divulgado em junho deste ano, a rede social alcançou a marca de 186 milhões de usuários, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

 

  • Use o Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta da Google disponibilizada gratuitamente. Com ela é possível detectar novos conteúdos indexados ao Google, como notícias, páginas da web, posts de blogs e artigos.

 

  • Participe dos eventos do Google

Sempre que acontecem grandes atualizações e mudanças na ferramenta, a empresa realiza eventos para apresentar as modificações, bem como para explicar como essas alterações podem influenciar certos negócios. 

 

Dicas finais de Ouro! 

Para ter um site bem ranqueado e que esteja preparado para as mudanças exigidas pelo novo algoritmo do Google, é importante você seguir alguns passos.

Primeiro de tudo, tenha um site, mas não estou falando de um site qualquer com templates prontos. Me refiro aqui a um site bem construído, com conteúdo personalizado.

Um site com uma interface focada na usabilidade (já notamos que isso é bem importante, né), com bom desempenho e velocidade. Para isso te dou uma dica: Mobsite, uma solução completa para o seu negócio!

Outro fator importante é ter uma fonte de conteúdos exclusivos credíveis, onde você se comunique com seu público e produza conteúdo relevante para a sua persona.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Webranking em agosto de 2018, sites com blogs ou espaços informativos que utilizam fontes credíveis de referência tem bom desempenho no novo algoritmo do Google.

Por fim, a minha última dica é: sempre transmita autoridade, confiança e credibilidade para seu público.