Depois da contratação do site Mobsite, o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto é a criação do conteúdo textual. Para que o processo ocorra de forma organizada e rápida, o Mobsite conta com uma conteudista para auxiliar na criação dos textos que vão integrar o seu site. 

Primeiro, ela entra em contato por e-mail ou WhatsApp para fazer a coleta inicial do briefing de conteúdo. Se o projeto é contratado de forma direta, ou seja, por uma empresa, o conteúdo é totalmente desenvolvido pela nossa equipe baseado nas respostas do briefing de conteúdo. 

Caso seja pelo programa de agências, o trabalho é feito em formato de cocriação, unindo os conhecimento da conteudista do Mobsite, que inclui  formação em comunicação, estruturação de conteúdo e habilidades textuais, com a expertise da agência. Assim, é possível unir performance em marketing na hierarquia e estrutura mais adequada de informações. 

 

Briefing de conteúdo inicial:

Caso você seja uma empresa que não conta com os serviços de uma agência, você receberá algumas perguntas referentes ao seu projeto e o seu negócio. São elas: 

– Qual o objetivo do site?

Nesse tópico deve ser desenvolvido o que você espera do site, por exemplo, presença digital, divulgação de um produto, fortalecimento da marca, criação de um funil de vendas e entre outros. 

 

– O que você imaginou para o site? Qual a estrutura? O que precisa ter?

Essa pergunta é referente a estrutura que o seu site vai ter e que você espera, por exemplo, sessão de quem somos, serviços, diferenciais da empresa, área para blog e dobra com depoimentos de clientes. É através desse ordenamento que o menu será criado. 

 

– Quais são os serviços que você oferece? Quais são os produtos? Descreva se possível.

Você deve explicar o que é o seu produto ou serviço e como ele funciona. Partimos do pressuposto de que ninguém conhece a sua marca melhor do que você, por isso, precisamos de uma explicação bem elaborada e didática. Imagine que você esteja contando para um amigo sobre os seus produtos, mas ele não sabe nada sobre o seu segmento. 

 

– Conte a história da empresa.

Mais do que saber quando e onde a sua empresa surgiu, você precisa contar a história do surgimento do seu negócio. Essa parte é essencial para criar a sessão do quem somos e desenvolver a empatia do seu cliente com a sua marca. Missão, visão e valores não é história. No blog do Mobsite, você pode ler mais sobre storytelling para sites clicando aqui

 

– Quais os diferenciais?

A não ser que você produza um produto único, jamais visto, você precisa convencer o usuário de que a sua empresa é a melhor opção. Por isso, você deve responder, durante a coleta do briefing de conteúdo, o que faz a sua empresa ser melhor e no que ela se destaca no mercado. Essa resposta é essencial para diferenciá-lo dos concorrentes. 

 

– O que deveria ser destaque?

Essa resposta está ligada a estruturação do site e a ordenação de menu. Você deve pensar no site da sua empresa e o que é mais importante que seja lido, o que o seu cliente não pode perder de jeito nenhum. Há algum termo ou palavra que deve ser reforçada para SEO? Acrescente nessa resposta também!

 

– O blog será utilizado?

O seu site serve só para ter presença digital ou você vai fornecer conteúdos exclusivos para os seus usuários? Vai criar um motivo para que eles voltem já que encontram todas as informações necessárias sobre o seu segmento? Se sim, você pode contar com a equipe do Mobsite para instalar o wordpress com todos os plugins essenciais! 

 

– Tem parceiros, marcas que trabalham com você,  ou apoia projetos sociais? Quais?

Caso você queira colocar logos de marcas que trabalham com você, clientes de alta relevância ou projetos sociais que apoia, você precisa indicar durante a coleta de briefing do conteúdo. Essas informações são importantes dentro do site, pois criam autoridade. 

 

– Você vai incluir depoimentos de clientes?

Caso a prova social seja um dos elementos da sua estrutura, você pode incluir as recomendações dos seus clientes sobre a sua empresa e produtos. Para isso, você precisa enviar os textos transcritos, com nome e sobrenome da pessoa. 

 

– Quem é o seu público?

Achou que essa pergunta não existia no briefing de conteúdo? Achou errado. Ela é essencial para entender para quem o conteúdo está sendo escrito e qual o nível de formalidade e tecnicidade deve ser adotado. Por isso, especifique bem quem é o seu cliente ideal, se tiver uma persona, melhor ainda!

 

– Quais campos o formulário deve ter?

Essa é uma parte importante do seu site e não deve ser ignorada. É com o formulário que você pode coletar informações do cliente e ajudá-lo a entrar em contato com a sua equipe. No Mobsite, nós utilizamos o Typeform, uma ferramenta premium, para isso. Para saber como estruturar os campos e como o Typeform funciona clique aqui

 

– Você utiliza redes sociais? Envie os links.

A equipe Mobsite sabe da importância das redes sociais para construir um conteúdo rico e, por isso, durante o briefing de conteúdo, são coletadas as redes sociais que a sua empresa está presente. Nessa etapa, é importante que você envie o link para que não seja anexada uma rede social errada. 

 

 -Quais informações vão no rodapé?

Nesse caso, você deve enviar o seu endereço comercial, e-mails de contato e telefone. Essas informações são essenciais para que seus clientes saibam onde você está e ganhem confiança. Além disso, essas informações também são importantes  para SEO Local.

Se você é uma agência, pode utilizar esse briefing de conteúdo para ter os primeiros insights sobre o site do seu cliente e começar a produção dos textos. 

 

Como responder o briefing de conteúdo de forma mais completa

Você pode e deve enviar conteúdos externos que complementem as respostas. Se você tem apresentações, já participou de reportagens jornalísticas ou produziu conteúdos institucionais, envie para a equipe Mobsite. 

Quanto maior a riqueza de informações, mais o seu site e a sua empresa ganham. Quando o briefing de conteúdo é respondido de qualquer jeito e com pressa, o conteúdo tende a ser mais escasso e menos informativo. 

 

Referências, referências everywhere!

Sabe aquele site do concorrente que você inveja ou site que você adora e gostaria de se inspirar? Envie junto com o briefing de conteúdo! Não mande só referências visuais, pois o design sem conteúdo será pouco efetivo para conquistar clientes. Os dois se complementam e, por isso, o conteúdo deve ser uma grande preocupação. 

 

Posso pensar no visual primeiro e usar o gerador de lero lero?

Não!

Aqui no Mobsite trabalhamos com etapas, você pode entender cada uma delas clicando aqui

O conteúdo é essencial para criar o visual, pois como o site é pensado para a navegação do usuário, as informações são estruturadas de forma atraente e clara para o usuário. Sem texto real não é possível fazer esse planejamento e análise de conteúdo. 

Respondi o briefing de conteúdo e agora?

Após você responder todo o briefing de conteúdo, a conteudista vai usar essas informações,  as referências e pesquisas para elaborar o conteúdo. Durante esse processo, podem surgir novos questionamentos, assim, ela entrará em contato novamente. 

Após a criação, o conteúdo é enviado pelo Google Drive para aprovação e ele sempre está aberto para comentários, por isso, você pode acrescentar, excluir e alterar informações. Se você fizer parte da equipe de marketing da empresa ou trabalhar em uma agência, o conteúdo fica aberto para edição.

Caso sinta problemas com o Google Drive, é só baixar o arquivo e editar no seu computador, você precisa apenas enviar novamente para a conteudista para que ela coloque no Drive. 

Importante: depois do envio para aprovação, é necessário que você veja e envie o feedback com as alterações, pois o projeto fica parado. Nada é enviado para a criação sem o seu “ok”.

Enquanto o conteúdo está sendo criado está contando os 60 dias?

Não!

Isso, porque não é possível contabilizar esse tempo dentro dos 60 dias. Por exemplo, se um cliente demora 50 dias para responder o briefing, como faremos um site eficiente, de performance e design personalizado em 10 dias? 

Por isso, se você tem pressa, é importante que responda com rapidez o briefing de conteúdo e seja solicito aos pedidos da conteudista.

Caso você faça parte de uma agência, o tempo de criação depende inteiramente da sua dedicação ao projeto, pois, como é um processo de cocriação, não é possível desenvolver o conteúdo sem a sua participação. 

 

Fechei mais de um site com o Mobsite, o que faço?

Para manter os projetos organizados e com agilidade, você precisa escolher o site que será desenvolvido primeiro. Só depois da aprovação completa do primeiro, começará a produção dos outros. 

Se você tem urgência em todos os projetos, responda rapidamente o briefing e colabore com o desenvolvimento do conteúdo textual.