Você sabe o que é uma CDN?

Muitas empresas já perceberam que se elas não existem na internet elas estão perdendo oportunidades de fazer negócios. Além da presença em Redes Sociais, é necessário ter um site para, além de fazer Marketing de Conteúdo, apresentar a empresa e transmitir confiabilidade para o usuário. Agora, imagine só criar um site com a identidade visual da sua marca, com conteúdo de qualidade, interface amigável aos dispositivos móveis e com o domínio que você sempre sonhou, mas ele for lento. Consequentemente, não rankear no Google e a taxa de rejeição ser alta. 

É pensando nisso que as Pequenas e Médias Empresas precisam investir em uma CDN. Todas os gigantes do mundo da internet, como Google, Facebook, YouTube e Amazon utilizam esse serviço. Por muito tempo, acreditou-se que as CDNs eram necessárias apenas para os grandes do mercado. Entretanto, essa tecnologia é benéfica e necessária para qualquer site atual. 

 

Mas o que é CDN?

Quando um usuário vai acessar um site, envia-se uma mensagem para o local de armazenamento das informações pedindo autorização para mostrar o conteúdo da página e, só depois que o servidor responde, o  usuário tem acesso ao seu site. Assim, se você utiliza um servidor nos Estados Unidos, mas o seu conteúdo for acessado por brasileiros esse tempo de resposta  vai demorar.  

A CDN ou Content Delivery Network é uma rede de distribuição de conteúdo que melhora a experiência das pessoas, pois distribui as informações do seu site para diversos servidores espalhados pelo mundo. Assim, o conteúdo sempre carregará do local mais próximo ao usuário. Esses locais são chamados de POPs ou pontos de presença de rede.

A CDN distribui tanto conteúdo dinâmico quanto estático.  O conteúdo estático é aquele que sua versão original é o que está publicado e é o que as pessoas vêm, já o dinâmico é o conteúdo que se modificou com relação ao original e que geralmente é personalizado dependendo da solicitação do usuário. Assim, a CDN transmite qualquer tipo de conteúdo seja imagem, gráfico, texto, vídeo, arquivo de áudio e assim por diante.

 

Quais as vantagens? 

Velocidade

Além de acelerar os acessos, as CDNs também aliviam o trabalho do servidor principal e fazem com que seu site não fique lento quando muitos usuários acessarem ao mesmo tempo. Elas driblam a latência de conexões, ou seja, o atraso entre os momentos do pedido e da resposta.  E, caso um desses servidores próximos nunca tenha acessado um determinado site antes, ele pede autorização ao servidor de origem e armazena essas informações para acelerar acessos futuros de outras pessoas. 

 

Economia

Investir em redes de distribuição de conteúdo também pode ser a fonte de economia que toda empresa busca. Quanto menos dados são armazenados no servidor de origem  mais baixos serão os custos de hospedagem, que são ajustados de acordo com a demanda. Portanto, contratando uma CDN é possível economizar com outros serviços. Além disso, o valor de contratação varia de acordo com as empresas, mas é possível encontrar valores acessíveis no mercado. Assim, você não precisa pagar muito para garantir um serviço eficiente que você mesmo pode otimizar. Também não é necessário criar uma infraestrutura, pois a empresa de CDN já faz isso. 

 

Segurança

Outro ponto importante para considerar contratar uma rede de distribuição é pela segurança que ela traz para o seu site. A CDN é um dos principais artifícios para evitar ataques DDoS, uma tentativa maliciosa de sobrecarregar o servidor e esgotar seus recursos como memória e processamento até que o site fique indisponível para todos os usuários da internet. Esse tipo de carga é uma ação coordenada de diversas fontes para atacar um servidor ou uma rede com uma avalanche de pedidos e tráfego desorientado. Qualquer site na internet corre o risco de sair do ar por esse problema. 

E ter um site fora do ar significa diretamente perda de dinheiro, já que são horas, dias ou semanas sem receber acesso e ser encontrado no mundo digital. Além disso, os consumidores que acessam um site que está indisponível podem não confiar mais na marca e buscar por concorrentes diretos ou indiretos com conteúdos semelhantes por eles serem uma opção mais segura. 

Com a implementação de uma CDN, você não precisa se preocupar com o gerenciamento de todo o tráfego recebido, pois ele estará sempre funcionando. A rede vai ajudar a bloquear ataques maliciosos como esse antes que cheguem até o datacenter ou servidor. 

 

SEO

Como muitos já sabem, desde 2010, o rankeamento no Google leva em conta a velocidade de carregamento. Por tanto, sites lentos dificilmente estarão nas primeiras páginas do buscador. Além disso, dificilmente serão úteis para os usuários, já que eles desistem de um site após 3 segundos esperando o carregamento. Entretanto, com a contratação de uma CDN,  esses problemas são superados. Seu site se adequará melhor as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), pois a velocidade de abertura do site aumenta. Com essa aceleração, a taxa de rejeição diminui, o engajamento melhora e, consequentemente, as taxas de conversão sobem, seja em  sites e-commerce ou com publicidade.

 

CDN nos sites Mobsite

Os sites Mobsite usam a CloudFlare como CDN.  Esse serviço atua como um filtro de todas as solicitações de acesso ao servidor  antes que cheguem a um site. Assim, evita solicitações indevidas que deixam o sistema lento e sobrecarregado. Além disso, ela informa o contratante sobre as ameaças que são detectadas e já foram combatidas.

A CloudFlare também funciona como uma memória externa, chamada de cache, que libera o acesso a página e aos conteúdos que já foram acessados anteriormente. Assim, ocorre uma economia de banda larga e aceleração do acesso as informações contidas em uma página.

Essa rede de distribuição de dados também foi escolhida pelo Mobsite por estar em expansão. Atualmente tem  capacidade de 30 Tbps e está presente em 180 datacenters espalhados pelo mundo. Mais de 10% de todas as solicitações da internet são executadas através da Cloudflare. Assim, para as empresas,  esse serviço fornece registros amplos sobre as solicitações e resposta, faz análises gerais que informam desde a geografia de visitantes até economia com largura da banda. Ela também oferece a possibilidade de consultar e baixar as alterações recentes em domínios e configurações de conta. Assim, é um serviço que aumenta a performance dos sites.