Se tem uma coisa que conquista até o cliente mais exigente é um atendimento eficiente. Esse não é só um fator que atrai consumidores, mas também que fideliza.

Uma pessoa que sente que recebeu atenção, teve seus questionamentos respondidos e conseguiu encontrar o que buscava tem muitas chances de voltar a te procurar. 

No entanto, grande parte dos vendedores não estão prontos para lidar com o público e oferecer  um atendimento eficiente. Por isso, existem algumas dicas que você pode começar aplicar na sua rotina.

 

O que é um atendimento eficiente?

Antes de saber o que é preciso fazer para atender bem uma pessoa, é necessário ter conhecimento sobre o que é um atendimento eficiente. 

Primeiro, você precisa entender que tratar o cliente bem é o básico e não um diferencial. Hoje em dia, para conquistar o cliente é necessário criar uma relação de respeito e confiabilidade. Só assim, você conseguirá oferecer um atendimento eficiente. 

Por isso, as empresas estão cada vez mais apostando nessa estratégia para aumentar os lucros e reter clientes. A capacitação dos profissionais tem se tornado cada vez mais comum. Principalmente, porque, o mal atendimento não só afasta clientes como também levam as negociações por água abaixo. 

Ninguém que já teve uma má experiência com atendimento costuma voltar ao local em que foi maltratado. Muito pelo contrário, um cliente insatisfeito pode fazer más recomendações sobre a sua empresa para outras pessoas e fazer você perder grandes oportunidades. 


Checklist para um atendimento eficiente

Independente do canal que você usa para o atendimento, você precisa adotar uma postura respeitosa e educada, mas também seguir uma série de passos para demonstrar que você está pronto para atender às necessidades do seu cliente. Vamos lá:

 

  • A primeira preocupação que você deve ter é com a apresentação. Fale com as pessoas de forma clara, diga o seu nome, a sua função e ofereça ajuda ao cliente. Outra dica é perguntar o nome da pessoa e usá-lo durante toda a comunicação. E não esqueça de cumprimentá-lo!

 

  • Se coloque no lugar do seu cliente. Pense em como você gostaria de ser tratado e aplique essa forma com os seus clientes. Além disso, dispa-se dos seus preconceitos e trate todos os clientes de forma respeitosa.

 

  • Goste de resolver problemas e esteja motivado em servir o cliente da melhor maneira possível. 

 

  • Seja ágil e não deixe o cliente esperando. Uma das maiores reclamações é o de tempo de espera, por isso, atenda o consumidor o mais rápido possível. Se não for possível, vá até ele, apresente-se e peça para que ele espere um pouco. O que você não pode fazer é deixá-lo sem atenção. Nessa dica também vale acrescentar: você precisa ser ágil e fazer a entrega dentro do prazo. Atrasos são vilões do atendimento eficiente e da credibilidade da sua empresa.

 

  • Pare e ouça. Muitos atendentes tem a mania de tentar resolver o problema do cliente antes mesmo de ele dizer o que procura. No entanto, não faça suposições, respeite o tempo do cliente e ouça o que ele precisa com paciência e de forma solícita. Demonstre um interesse genuíno.

 

  • Faça perguntas importantes. Uma ótima maneira de mostrar ao cliente que você se importa é fazer perguntas que tentem desvendar às necessidades dele. Além disso, faça perguntas que causam reflexão e levam o cliente direto a compra.

 

  • Não minta. Se você não sabe como resolver o problema do cliente, não invente uma solução apenas para demonstrar que você é um profissional preparado. Não seja um atendente cheio de dúvidas e incertezas, mas, caso não saiba de algo, diga que retorna depois. É melhor admitir uma falha do que passar desconfiança para o cliente.

 

  • Cuidado com a forma que você fala. Nesse caso não é só com o tom que você deve se preocupar, mas com a adequação de linguagem. Nem todo cliente é igual, por isso, a sua comunicação deve se adequar a pessoa que você está atendendo. Se ela for mais formal, você precisa adotar a mesma linha. Não cometa erros gramaticais, pronuncie as palavras de maneira clara e não use termos de baixo calão.  Evite as expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias. Além disso, não dê ordens, peça.

 

  • Não seja arrogante. Você trabalha todo dia com os mesmos produtos e pode parecer óbvio para você alguns questionamentos do cliente, mas não seja prepotente e explique calmamente ao cliente como ele pode resolver um problema. Muitas vezes, o especialista é você, porém isso não lhe dá o direito de diminuí-lo.

 

  • Busque feedback. Não há melhor maneira de descobrir o que precisa ser melhorado e o que você está fazendo certo do que ouvindo os seus clientes. Por isso, periodicamente, faça pesquisas de satisfação. 

 

  • Supere as expectativas. Quando o cliente entra em contato com a empresa já imagina as soluções que serão apresentadas, por isso, superar as expectativas é a chave para encantar clientes e criar uma grande vantagem competitiva. 

 

Após seguir todas essas dicas, você conseguirá encantar os seus clientes e proporcionar uma excelente experiência. Algumas empresas em que você pode se inspirar para oferecer um atendimento eficiente são a Netflix, Disney, Apple, Coca Cola, Google e Go Pro.

Inclusive, você pode entender como o atendimento eficiente se tornou uma estratégias de marketing da Netflix clicando aqui.

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