Você já se perguntou como as páginas de um site consegue carregar rapidamente para milhares de usuários ao mesmo tempo? Isso é possível graças a CloudFlare, um conjunto de serviços que otimizam e protegem seu site. 

A CloudFlare é uma empresa que presta serviços para o mundo todo. Ela oferece recursos que armazenam o cache das páginas do seu site e, em seguida, distribui o conteúdo em centenas de servidores espalhados pelo mundo. 

Assim, quando o usuário acessa o seu site, ele faz a solicitação dos arquivos das páginas do site, então ele recebe o conteúdo em cache de um servidor que for mais próximo a localização dele. Desse modo, ele acessa a sua interface de forma mais rápida.

Para que serve a CloudFlare? 

Além do carregamento mais rápido das páginas, a CloudFlare também se destaca por outros motivos. 

A ferramenta realiza a gestão dos subdomínios de um site, o que significa que ela armazena as informações do site e direciona para diversos servidores a fim de permitir que o site seja acessado diversas vezes e se mantenha no ar.

Assim também, ela é responsável por proteger o site de ataques, armazenar dados do cache, redirecionar páginas e domínios e garantir a criptografia de dados através do certificado SSL.

Para ajudar no ranqueamento, a CloudFlare ainda mantém o protocolo HTTPS (link), que proporciona uma navegação segura e garante visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

 

Data centers espalhados pelo mundo — Fonte: CloudFlare

 

Benefícios de utilizar a ferramenta

Velocidade – A primeira vantagem que vale a pena destacar e que é claramente percebida pelos usuários é a questão da velocidade de carregamento das páginas. 

Nesse quesito a CloudFlare é realmente eficiente, combinando um sistema de informações do cache a ferramenta ganha muito em desempenho durante a navegação, o que faz muita diferença. 

Segurança – No quesito segurança e proteção, quem faz uso da CloudFlare tem sem dúvidas boas vantagens.

Isso porque sua imensa rede consegue filtrar o tráfego de visitas no site automaticamente, bloqueando tentativas de invasão e bots maliciosos que extraviam dados dos usuários. 

Visibilidade – O serviço possibilita o acompanhamento do comportamento dos visitantes do seu site, assim, ele permite que você crie regras exclusivas para contornar determinados cenários com a sua audiência.

 

Para saber mais, acesse o canal no YouTube da CloudFlare. Lá, você encontra uma série de vídeos explicativos e novidades da ferramenta. 

 

CloudFlare no Mobsite

Aqui, no Mobsite, nossa equipe realiza a implementação e configuração da CloudFlare em todos os nossos projetos.

O objetivo é, basicamente, entregar um site com carregamento rápido e alto desempenho para a sua empresa, com segurança e eficiência.

Se você quer aprender a configurar a CloudFlare no seu site, acesse nosso material.

 

Ah! Uma curiosidade que descobrimos sobre a CloudFlare é que ela foi de início criada com o objetivo apenas de fazer a segurança e a proteção contra spam.

Entretanto, o ganho de desempenho foi uma consequência muito positiva percebida pelos usuários. Daí, isso acabou sendo incorporado e desenvolvido, passando a ser parte do pacote de serviços da empresa.