Quem é vendedor de verdade arruma um jeito de vender, mas porque não fazer isso de um jeito fácil e prático utilizando uma ferramenta simples que você utiliza todos os dias? No blog de hoje, você vai aprender como vender por WhatsApp.

 

Como vender por WhatsApp

 

Entre os empreendedores já existe a ideia que é possível fechar negócio em qualquer lugar e, isso, é verdade. O importante é saber usar a estratégia correta na hora certa e seguir alguns passos essenciais e cruciais para otimizar o seu tempo de vendas para atingir os objetivos esperados. 

 

Para você ter chegado até este artigo, com certeza, você ficou sabendo que o WhatsApp é uma excelente ferramenta para conversão e você está certo. Segundo o Facebook, que comprou a plataforma de mensagens em 2014,  são trocadas 42 bilhões de mensagens entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. No Brasil, 1 a cada 2 pessoas usam o aplicativo. São mais de 100 milhões de brasileiros.

 

Assim, com esses números absurdos, essa rede se consolida como um importante canal de comunicação. Por isso, aprenda como vender por WhatsApp pode ser fácil, prático e muito lucrativo! 

 

  • Baixe o WhatsApp Business

 

O primeiro e mais simples passo para começar a vender por Whatsapp é baixar a versão Business do aplicativo. Essa variação possui muito mais funcionalidades que o Whats comum já que se trata de uma conta comercial. 

 

Nessa versão, você pode usar um número fixo de telefone, avisar os seus clientes que eles estão conversando com uma conta comercial, pode colocar respostas automáticas, analisar métricas, catalogar os seus produtos e, claro, colocar as famosas etiquetas, que te ajudam a identificar os clientes e também o estágio deles dentro do seu funil de vendas. 

 

  • Comunique-se apenas com quem te deu autorização

 

Um erro muito comum para quem quer vender no WhatsApp é comprar listas de telefones e mandar mensagens incansavelmente. Além de ser perca de tempo, pois você está enviando ofertas para quem não quer, ou seja, perdendo tempo com leads não qualificados, você também está ferindo a privacidade das pessoas. 

 

Você gostaria de receber mensagens sem dar autorização? Não, então não faça isso com outras pessoas. Outro fator para considerar é que pessoas que se sentirem incomodadas, além de te bloquearem, podem, ainda, tirar print das suas mensagens e denunciar ao Procon ou até postar nas redes sociais para reclamar da conduta da sua empresa. 

 

Então pense bem antes de sair mandando mensagens por aí sem filtro. Comece o seu negócio da maneira correta. 

 

  • Não crie grupos

 

O WhatsApp permite que você mande a mesma mensagem para diversos usuários, isso é chamado de lista de transmissão. Utilize essa ferramenta para otimizar o seu tempo e não crie grupos. 

 

Isso, porque se você mandar as mensagens individualmente,  o seu consumidor vai ver a sua mensagem de um jeito ou de outro, diferente dos grupo, local muito propício para que mensagens se percam. Além disso, você pode ter uma comunicação direta e mais assertiva com pessoas que demonstrem o desejo de comprar o seu produto após receberem a mensagem. 

 

Mas lembre-se: use o bom senso na hora de disparar os contatos! Não seja chato!

 

  • Utilize as outras redes sociais para captar clientes e vender no WhatsApp

 

Assim como você faz anúncios e postagens para captar e-mails, crie estratégias para conseguir números de telefone. Você pode fazer isso através de Landing Pages ou pedindo para o seu cliente entrar em contato diretamente pelo seu número de WhatsApp.

 

Você pode fazer isso oferecendo conteúdos exclusivos e ricos sobre o seu produto e segmento ou até oferecendo cupons de desconto. A vantagem de pedir para que alguém te chame no WhatsApp diretamente é que, para a pessoa te mandar mensagem, ela precisará adicionar o seu número. 

 

Consequentemente, ela poderá fazer parte da sua lista de transmissão, que só é enviada para pessoas que tenham o seu contato salvo e que você também tenha adicionado. 

 

  • Crie mensagens para estágios do funil de vendas

 

Todo cliente precisa percorrer uma jornada até comprar o seu produto. E, você pode criar mensagens exclusivas e personalizadas para cada passo do caminho até a conversão. 

 

Faça uma trilha de mensagens que falem sobre o problema que o seu produto resolve, sobre as vantagens dele, como ele podem melhorar a vida do seu cliente e, depois, parta para textos mais persuasivos com estratégias de copywriting e gatilhos mentais. 

 

Para fazer com que essa mensagens funcionem bem, vale a pena organizar os seus contatos e criar um cronograma rigoroso de envio de mensagens de acordo com os avanços dos clientes e surgimento de novos leads. 

 

 

  • Já é lei: para conquistar, você precisa oferecer conteúdo!

 

Se no Facebook e Instagram já é um tiro no pé só divulgar textos feitos unicamente para vender, imagine nessa rede. Para vender por WhatsApp, você também precisa oferecer conteúdos relevantes!

 

Essa plataforma oferece uma série de opções de envio de mídia, então, você pode descobrir qual funciona melhor para o seu negócio e apostar nelas. Você pode usar vídeos, áudios, e-books, power points e muito mais!

 

O importante é utilizar as estratégias de marketing de conteúdo para alavancar as suas vendas e cativar clientes com informações interessantes e úteis.

 

 

  • Divulgue o seu número para vender no WhatsApp

 

 

É óbvio, mas nem todo mundo lembra: você precisa divulgar o seu número para vender no WhatsApp. Além de divulgar nas redes sociais, também é importante ter um lugar de destaque para esse número no seu site. 

 

Para isso, você pode criar botões e CTA’s (Call to Actions) que levam o usuário direto para o seu WhatsApp. Para isso, basta criar um link que redireciona o cliente para sua caixa de mensagens e aplicar no seu site! Você pode fazer isso acessando o link: https://www.galata.com.br/confirma/mobsite/gerador-link-whatsapp

 

Agora que você já sabe o que é essencial para começar, trace estratégias assertivas e estruture o seu negócio para que as vendas por Whatsapp não sejam apenas esporádicas, mas uma grande fonte de lucratividade!