Ultimamente, temos visto que umas das maiores tendências da tecnologia diz respeito a análise do comportamento, sensações e ações do usuário. 

Por isso, muita empresa vem investindo em ferramentas inteligentes que ajudem a entender esse comportamento para entregar melhores resultados na jornada do usuário.

Quando você faz uma alteração no seu site ou mesmo cria uma nova interface é difícil perceber como os usuários estão se comportando no site. Afinal, não dá para ver em tempo real como anda a navegação de um visitante no seu site, ou será que dá?

 

Ferramenta Smartlook – Entenda os usuários para melhorar suas ações digitais

A ferramenta Smartlook foi criada justamente com o objetivo de entregar relatórios de monitoramento completos sobre o comportamento do usuário em determinada interface.

Esse monitoramento é feito através da gravação das páginas do site, em que você percebe onde o usuário mais interage e qual o caminho ele percorre para encontrar o que quer. É possível, ainda, saber o tempo que o visitante passa no seu site.

Antes de mais nada, o principal benefício dessas informações é descobrir os padrões no comportamento do usuário e identificar quais as dificuldades que ele enfrenta no seu site.

 

 

Objetivos da ferramenta

A Smartlook tem o objetivo de te ajudar a diminuir o número de churn, que, basicamente, diz respeito a taxa de rejeição do seu site.

Avaliar a jornada dos usuários e encontrar os pontos de melhoria do seu site, facilita e muito a sua vida na hora de alterar ou mesmo realizar uma atualização na interface. 

Para exemplificar, pense da seguinte maneira: sabendo onde você precisa mexer a sua interferência no site será certeira, isso significa que você vai alterar justamente o ponto necessário para melhorar a experiência do usuário.

E para que melhorar a experiência do usuário? Basicamente, para facilitar o caminho dele na hora de conhecer a sua empresa, contratar os seus serviços, entrar em contato com você e, claro, ser convertido pela sua marca.

Assim, a ferramenta Smartlook entra como uma ajuda na análise do desempenho da jornada do usuário em sites, landing pages, aplicativos móveis, entre outros.

 

Entenda como usar a ferramenta:

Para começar a utilizar a ferramenta no seu site, você precisa:

1 – Criar um cadastro;

2 – Colocar a URL do seu site;

3 – Para clientes Mobsite, você só precisa abrir um ticket e nos enviar o número de rastreio do Smartlook que nós adicionamos ao seu site;

4 – Para não clientes, basta adicionar o código de rastreio do Smartlook no seu site através do Google Tag Manager.

 

Confira abaixo um tutorial educativo que elaboramos com passo a passo da ferramenta Smartlook para sites!