Você já deve ter ouvido falar em SEO e como ele é importante para o rankeamento no Google, mas você sabe como aplicá-lo? 

O SEO (Search Engine Optimization) é um processo de otimização que torna os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca e, assim, permite que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa. Segundo estudo realizado pela imFORZA, 75% dos usuários nunca clicam em resultados que aparecem depois da primeira página. Assim, é necessário seguir uma série de passos para atrair tráfego orgânico e ter uma presença digital forte.   

O Google leva em conta diversos fatores para entregar ao usuário a melhor experiência. Por isso, conteúdos que sejam úteis e tenham um valor único para o leitor são favorecidos. A batalha pelas primeiras posições é constante, por isso, o trabalho com SEO deve ser contínuo. 

 

Como fazer SEO?

  • Coloque a palavra-chave do site no título

O título do seu site é o que vai dar uma prévia para o usuário do que ele vai encontrar, por isso, é importante usar as palavras-chave logo no início. Além disso, o título deve ser instigante para que o leitor sinta vontade de ler o seu texto e deve ter no máximo 63 caracteres. 

  

  • Escolha uma URL com termos claros

Endereços fáceis de entender são melhores posicionados no Google e facilitam o compartilhamento dos usuários. Assim, evite usar números, combinações sem sentido e termos muito longos. 

 

  • Crie uma Meta Description convincente

A Meta Description é o texto que vai aparecer embaixo do título no Google, por isso, ela deve ser interessante. Deve-se convencer o leitor de que o seu site apresenta o  melhor conteúdo disponível sobre o assunto. Ela não é um fator de rankeamento, mas é importante para aumentar o tráfego no site, aspecto importante para conquistar as primeira posições.

 

  • Utilize corretamente as palavras-chaves

As palavras-chaves devem ser condizentes com o conteúdo apresentado e não deve ser utilizada em excesso, pois o Google vai entender que você está fazendo isso apenas pelo rankeamento. A semântica é muito mais importante para o mecanismo de busca do que a repetição de palavras. O conteúdo deve ser agradável ao leitor. 

 

  • Não seja superficial

Como você vai convencer o leitor que têm o melhor conteúdo se você apresenta textos rasos? Segundo a Backlinko, os conteúdos mais bem colocados no Google possuem cerca de 2000 palavras. Assim, produza materiais completos e faça uma atualização contínua, pois isso mostra que os textos estão sendo enriquecidos e que você se preocupa com o usuário.

 

  • Utilize recursos visuais

Além de tornar a leitura mais agradável, os recursos visuais incentivam o usuário a passar mais tempo dentro do seu site. Lembre-se também de otimizar as imagens nomeando-as com palavras semelhantes a sua palavra-chave e sempre criar legendas para facilitar a leitura pelo Google. Esses passos aumentam as chances das suas imagens aparecem em pesquisas no Google Imagens.

 

  • Deixe seu site amigável para dispositivos móveis

Segundo pesquisa realizada pela SEMRush, 57% dos brasileiros fazem buscas utilizando Smartphones e Tablets. Por isso, o Google penaliza sites que não são amigáveis aos dispositivos móveis. Assim, é necessário que o seu site seja responsivo e que o usuário consiga chegar onde deseja com o menor número de cliques possíveis. 

 

  • Seja rápido

Dados de uma pesquisa realizada pelo Munchweb demonstram que 75% dos usuários abandonam um site se ele demora mais de 4 segundos para carregar. É essencial que seu site seja veloz. Para isso, é necessário utilizar um serviço de hosting de qualidade e compactar as imagens. 

 

Mesmo fazendo tudo isso, por que meu site não aparece na primeira página do Google?

Embora existam boas práticas para SEO e elas ajudem a manter seu site organizado e otimizado, os resultados podem variar. Fatores como idade do domínio, tráfego base, concorrência, localização geográfica e público-alvo também influenciam . Se o seu site é novo e não possui muito conteúdo, seu projeto de SEO pode demorar para funcionar. Quanto maior o tempo do site, maior a chance de confiabilidade do Google. 

Além disso, se você tem uma empresa, é importante reivindicar e listar seus negócios no buscador. É gratuito e é uma ótima ferramenta para melhorar a presença online.  Também é recomendável alimentar o seu site com outros conteúdos no blog para que o tráfego aumente e você ganhe credibilidade.

Outro fator que melhora o posicionamento é o linkbuilding, que consiste em linkar sites externos e referenciar o seu próprio site em  artigos. Essa prática colabora para a transferência de autoridade e aumenta o tempo que o usuário permanece no seu site.