Quando você cria um site, além de presença digital você deseja engajamento e visibilidade no Google para o seu negócio não é mesmo?

Para tanto, são necessários alguns elementos que te ajudem a ser notado pelas pessoas visto que, hoje, existem milhares de sites e portais na internet disponíveis na internet.

Para ser notado na internet é fundamental ter um site com uma estrutura e ferramentas que te ajudem a ter uma boa usabilidade e uma interface amigável para o usuário.

Assim, neste post falaremos para você algumas forma de fazer uma análise rápida e simples do seu site para conferir se ele tem os elementos básicos de otimização, principalmente para ranqueamento no Google.

 

SEGURANÇA – HTTPS

O primeiro elemento que impacta no ranqueamento do Google é a “Certificado digital HTTPS”, que se refere as letras antes do “www” na barra de endereços do navegador.

Essa inicial que aparece nos sites existe para indicar que o site é seguro, ou seja, ele está criptografado e que não há possibilidade de acontecer a interceptação dos seus dados confidenciais.

Se o site está com a certificação HTTPS configurada corretamente, ao entrar, o usuário consegue ver o símbolo do cadeado fechado antes do nome do site que ele está navegando.

O cadeado serve para informar para o usuário que está tudo correto e que aquele site não representa perigo para suas informações.

Quando essa inicial não aparece, o Google interpreta a interface como um site malicioso ou, em outras palavras, inseguro para você. Geralmente, nesses casos aparece a seguinte mensagem:


SEO – META TAGS

O SEO é um elemento importantíssimo no ranqueamento do seu site. Dentro dos critérios dessa metodologia é fundamental indicar os títulos e descrições claros e concisos que levem o usuário a encontrar o que procura no seu site.

Extensão do Chrome:

https://chrome.google.com/webstore/detail/seo-meta-in-1-click/bjogjfinolnhfhkbipphpdlldadpnmhc


OTIMIZAÇÃO DO SITE PARA O GOOGLE- PERFORMANCE

Antes de tudo a otimização do seu site é imprescindível para um boa colocação no Google.

A otimização do seu site têm como principal objetivo conseguir um melhor posicionamento nas buscas e posicionar o seu site em destaque em relação aos demais que falam do mesmo assunto.

Assim, para verificar se o seu site está nos padrões de otimização, você pode fazer um teste de desempenho para avaliar as condições do seu servidor e do carregamento do site.

O recomendado é que o seu site apresente resultados em sua maioria verdes (A e B) com CDN . Notas C e D indicam problemas de performance na interface e X representa a ausência de CDN.

Link ferramenta online: https://www.webpagetest.org

Extensão do Chrome:

https://chrome.google.com/webstore/detail/webpagetest/jhbepelanbbipbinkkjcadbjjinjmiec


OTIMIZAÇÃO – IMAGENS

O tamanho das imagens é outro fator importante no bom desempenho do seu site.

Isso porque, no processo de criação do site, os designers se dedicam à adaptar o tamanho das imagens sem perda de qualidade.

Extensão do Chrome:

https://chrome.google.com/webstore/detail/serpstat-website-seo-chec/fcgbopaomlpldhbinhgebmkcnkfconmn


MOBILE

A princípio, este ponto é de suma importância para que você conquiste o usuário. Afinal, um site bem adaptável aos dispositivos móveis, ou seja, “mobile friendly”.

Uma interface com conteúdos de textos e imagens amigáveis para os telefones móveis é, com certeza, um site que vai encantar e gerar mais interesse no usuário.

Link ferramenta online: https://material.io/resources/resizer

Todos os sites produzidos pela equipe do Mobsite são otimizados, bem ranqueados e adequados para atender os padrões Google.

Extensão do Chrome:

https://chrome.google.com/webstore/detail/responsive-viewer/inmopeiepgfljkpkidclfgbgbmfcennb