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Estratégia de marketing digital é um assunto recorrente para a maioria das empresas. Isso se dá porque o marketing é uma ferramenta com alto potencial de retorno e o mundo digital é um ambiente de grandes tendências e possibilidades.

Unindo o útil ao agradável, empresas do mundo todo organizam ações, campanhas e promoções na web, com foco em encantar e converter clientes para seus negócios.

Uma das técnicas mais eficazes para isso é focar na estratégia Digital-First, que prioriza ações digitais, permite mais personalizações, e muitas vezes, custa bem menos do que a propaganda tradicional. 

Para te contar mais sobre, vou explicar um pouco da abordagem e como ela pode alavancar suas estratégias comerciais.

 

O que é a estratégia Digital-First

Como o nome sugere, essa estratégia foca em realizar ações de marketing no ambiente virtual.

De modo geral, ela tem como foco uma abordagem diversificada e ampla, com diferentes ferramentas, comunicação e estratégia, que sempre mantenha os elementos digitais como base das ações.

Antes de mais nada, a estratégia Digital-First fortalece a ideia de criar novos instrumentos de armazenamento e disseminação de informações utilizando a nuvem, por exemplo.

Isso não quer dizer que ela veio para colocar em extinção os meios tradicionais de fazer marketing e negócios. 

Mas sim que ela se apropria do ambiente digital para aplicar novas metodologias e técnicas, assimilando diferentes conceitos digitais que visam incentivar o aumento de interesse e conversões por parte dos usuários. 

 

Como funciona a metodologia da estratégia Digital-First

Para começar uma estratégia Digital-First é preciso levar em consideração conceitos relacionados à experiência do usuário, a usabilidade e a tecnologia.

A base da implementação da estratégia Digital-First é a operacionalização das ações de marketing de forma constante, interativa e segura nos mecanismos digitais.

Isso funciona a partir de 3 pilares principais, sendo eles:

 

Transparência

Pensando que cada vez mais estamos inseridos no mundo digital e nele podemos desde navegar nas redes sociais e fazer transações bancárias até realizar processos institucionais e documentações que envolvem o uso de dados sensíveis que precisam ser protegidos.

Por isso, para por em prática o Digital-First, você precisa pensar na segurança digital de seus clientes e colaboradores. 

Desse modo, adotar processos transparentes bem como investir em protocolos de segurança contra hackers e malfeitores é a melhor forma de cuidar dos stakeholders do seu negócio. 

Garanta a proteção de dados e conte com uma plataforma de vendas transparente, que compartilhe informações da maneira mais segura possível.

Além disso, os canais de comunicação precisam estar sempre abertos para atender seus clientes e colaboradores.

 

Personalização

Para apresentar algum diferencial no mercado hoje, muitas empresas trabalham com a  personalização de serviços e produtos, a fim de gerar mais conexão com seus clientes.

Assim, 0 meio digital é bastante propício para isso, pois na internet é possível encontrar maneiras de tornar suas soluções adequadas para atender diversos tipos de consumidores.

Pensar aqui na experiência que a sua empresa pode entregar, em como seu site  apresenta seus produtos e serviços e nas abordagens para cada tipo de público, é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

 

Interação humana

Suas plataformas de venda, incluindo o seu site, precisam ser atraentes, de fácil navegação e acesso às informações relevantes.

No entanto, vale ressaltar que não se pode perder o fator de interação humana. Para gerar mais proximidade com clientes, eles precisam se sentir acolhidos, ouvidos e atendidos.

Sem uma abordagem humanizada, o ambiente Digital-First se torna frio para o visitante, dificultando o engajamento dele com a sua marca. 

 

 

Quais as dicas de ouro para colocar essa estratégia em prática?

A seguir, vou te explicar alguns passos que facilitarão o processo de implementação da estratégia Digital-First.

Ferramentas de Metodologia Agile Essas ferramentas têm o poder de facilitar o rastreamento de sucesso digital.

Com elas, você pode realizar melhorias contínuas da sua estratégia Digital-First, refinando processos, criando planejamentos e desenvolvendo um plano de ação para cada etapa da estratégia.

 

Utilize os recursos das redes sociais – As redes sociais estão em seu auge. Podemos ver melhorias, ferramentas e atualizações constantes em algoritmos e aplicações.

Por isso, utilize de forma estratégica esses meios para gerar mais visibilidade e autoridade para a sua marca. 

 

Invista em segurança – Siga à risca a LGPD e tenha um site profissional de qualidade que apresente, oriente e direcione o usuário para os pontos certos dentro da sua estratégia.

Por fim, deixe sempre claro que os dados sensíveis do seu cliente são importantes e que você se preocupa com a segurança dele. 

Te vejo no próximo post!