Mesmo quem não assina, conhece. O serviço de streaming Netflix se popularizou no Brasil e mais do que ser uma empresa respeitada, ela conseguiu conquistar os corações dos seus fãs.

 Não só pelo conteúdo e praticidade que oferece, mas pela forma como se comunica com os usuários. Por isso,  você vai saber mais sobre as estratégias de Marketing da Netflix e como aplicá-las na sua empresa, ou se inspirar.

 

5 estratégias de Marketing da Netflix

 

 

  • Você está louca, querida

 

Se você já viu esse meme circulando pela internet, saiba que ele foi criado pela empresa de streaming. E essa é uma das principais estratégias de marketing da Netflix: usar as redes sociais para se comunicar. 

 

E não é só falar sobre a empresa e lançamento, o perfil da Netflix nas redes sociais conhece o seu público e utiliza grandes oportunidades para respondê-lo de forma leve e bem humorada.

 

E a comunicação não é igual em todas as plataformas (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), ela se adequa de acordo com cada público. Há dezenas de prints que as pessoas compartilham com as respostas divertidas da Netflix. Então, imagine ter a sua marca divulgada apenas pela resposta que você deu nas redes sociais? 

 

O trabalho de social mídia do serviço envolve o trabalho de uma equipe afiada que está ligada nos memes, nos vídeos virais e até na situação política do país. Eles não tem medo de ousar. 

 

 

  • Conhecer o público

 

 

A Netflix não só conhece o seu público para se comunicar adequadamente, mas também para oferecer o produto certo para cada tipo de pessoas. Muito dificilmente o que aparece para você assistir é igual para sua mãe, por exemplo.

 

A Netflix faz uma correlação dos filmes que você já assistiu com outros que poderia se interessar. Os algoritmos ajudam muito nessa etapa de análise de informação, mas você pode adotar essa estratégia de marketing no seu negócio para fazer anúncios direcionados, por exemplo, ou oferecer planos diferenciados para cada público. 

 

Além disso, a Netflix sempre faz testes A/B em suas plataformas para melhorar a experiência do usuário. Então faça o mesmo com o seu produto e até campanhas de divulgação. 

 

 

  • O cliente em primeiro lugar

 

 

Produtos e serviços podem conquistar clientes, mas nada como um bom atendimento para fidelizar. E essa é uma das estratégias de marketing da Netflix.

 

Para criar empatia com os seus usuário, a Netflix buscou adotar uma linguagem diferenciada com o seu público e oferecer um serviço de suporte rápido e ágil. Além disso, a plataforma mostrou que está aqui para te ajudar, então até cancelar a netflix é muito fácil. 

Você não precisa ligar e ser passado de atendente para atendente, você só precisa clicar em um botão. E, é claro, que para contratar, você encontra a mesma facilidade. 

 

 

  • Você só vai encontrar aqui

 

 

Essa é a sensação que a Netflix passa quando produz conteúdo original. Embora, ela tenha surgido como uma espécie de locadora há mais de 20 anos. A empresa não só entendeu que teria que mudar a forma como os usuários consomem filmes e séries como também oferecer um motivo para as pessoas não trocarem a plataforma por outras. 

 

Foi aí que ela começou a investir em produções próprias com o selo da Netflix e que só podem ser consumidas legalmente pelo serviços. 

 

Você pode se inspirar nessa estratégia de marketing da Netflix para criar conteúdos exclusivos para o seu cliente. Isso você pode fazer por meio de postagens em redes sociais ou até mantendo um blog sobre o segmento em que você atua no mercado. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo.

 

 

  • Parceria com outras empresas

 

 

Além de manter uma comunicação divertida respondendo outras empresas no Twitter, a Netflix sabe da importância de divulgar a marca, por isso, faz parceria com outras grandes organizações. Nada de se isolar no seu mundinho.

 

Por exemplo, a plataforma tem parceria com o The New York Times e a Wired, que publica artigos que se encaixam nas estratégias de marketing da Netflix e com a Virgin America, companhia aérea que fornece aos seus clientes acesso ao serviço de streaming durante o voo.

 

Assim, a Netflix demonstra que sempre é necessário inovar e procurar novos caminhos. Embora ela tenha surgido como a única no mercado a oferecer streaming de filmes e série ilimitados por um preço acessível e ter criado o conceito de maratonar, a plataforma sabe que a qualquer momento pode perder o posto de queridinha do público. 

 

Por isso, busca ter um bom relacionamento com o usuário e sempre usar os dados e os informações para melhorar o serviço e a comunicação com os usuários. As estratégias de marketing da Netflix demonstram que ela se tornou uma autoridade no universo digital e que ela pode e deve ser usada como exemplo de case de sucesso.