Quem navega muito na internet, com certeza já se deparou com a sigla HTTPS,  mas você sabe o que ela significa para o usuário? E mais ainda, o que ela significa para o site da sua empresa?

O HTTPS é uma sigla que significa HyperText Transfer Protocol Secure, que nada mais é que um protocolo que permite que o computador do usuário troque informações com o servidor que abriga o site de maneira segura.

Isso significa que, quando um usuário se conecta a um site que tenha este protocolo, o computador pode receber e enviar qualquer conteúdo de texto, ou mesmo informações sensíveis, com segurança para quem está navegando.

 

Protocolo de segurança HTTPS

O HTTPS possui uma camada de proteção com criptografia, que impede que os dados sejam interceptados por terceiros, aumentando assim a segurança da navegação. 

Na prática, quando você vê a sigla na frente da URL de um site, fica claro que ele é considerado um site seguro para a sua navegação. 

Além disso, a conexão de sites feitos com HTTPS identifica as páginas da internet que possuem o Certificado SSL, ou seja, que possuem um certificado autêntico de segurança digital. 

 

Mas na real, no que essa sigla interfere no meu site?

A primeira coisa que você precisa saber é que esse protocolo interfere diretamente na segurança do seu site. 

Ele garante que o usuário que navegar na sua interface vai ter suas informações protegidas, além de gerar credibilidade para o seu negócio (afinal, ninguém quer entrar em um site de um empresa que se intitula ‘não seguro’, não é mesmo?)

Para além disso, o HTTPS interfere no posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google. 

Em outras palavras, sites que contém esse protocolo de segurança para web ficam nas primeiras páginas do buscador.

E por último, mas não menos importante…o HTTPS interfere no SEO do seu site; para o Google, a segurança na navegação colabora diretamente para uma experiência positiva do usuário. Desse modo, um dos critérios para estar em umas das primeiras posições é o uso do HTTPS.

Logo, podemos concluir que o site que não possui HTTPS deixa de obedecer a um dos critérios exigidos pelo Google, o que dificulta não só a visibilidade do site, mas também o alcance das publicações e conteúdos.

 

Vamos fazer um teste…

Se você pesquisar um termo qualquer no Google, verá que todos os sites da primeira página possuem o HTTPS. 

Agora, vá avançando…nas demais páginas provavelmente você encontrará um site que não possui a sigla.

Em muitos casos, quando você tentar acessar um deles aparecerá um cadeado cortado na frente da URL do site.

O que pode acontecer também é que antes mesmo de entrar na página, aparecerá uma mensagem em vermelho informando que aquele site não é seguro para  a sua navegação. 

Viu como o HTTPS é importante tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente/usuário?

Agora que você entende a lógica por trás dessa sigla, não permita que o site da sua empresa perca o engajamento do seu potencial cliente por não ter uma certificação de segurança

Um site profissional precisa oferece um ambiente seguro para o usuário, além de qualidade e usabilidade, claro.

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