*Se preferir, acompanhe o post por áudio. Tempo de áudio: 3:30 min.

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você já assistiu um filme de ficção científica, provavelmente já ouviu falar em inteligência artificial. 

Mas saiba que para além dos filmes, essa tendência vem cada vez mais fazendo parte da nossa vida, causando uma mudança incomparável na Internet.

A inteligência artificial vem fazendo parte de muitos processos digitais hoje. Ela é uma combinação de algoritmos projetados para criar máquinas inteligentes que reproduzem ações humanas. 

 

Das telonas para as telinhas

A inteligência artificial é uma tecnologia que ainda nos parece um tanto distante e misteriosa, mas que já faz alguns anos que está presente em nosso dia a dia.

Um exemplo disso é que a IA é utilizada em diversos jogos muito famosos, como Counter Strike, por exemplo. Além disso, ela é encontrada em programas de computador e aplicativos de segurança para sistemas informacionais.

Outro exemplo clássico de uso de IA é o mecanismo de reconhecimento de escrita e reconhecimento de voz presente nos serviços Google.

Só com esses exemplos, já deu para notar que a inteligência artificial está muito mais próxima de nós do que pensamos?

Do “ok, Google” às traduções automáticas, a IA está no nosso cotidiano oferecendo soluções interessantes para facilitar a nossa vida. Mesmo assim, há controvérsias sobre o seu potencial e suas aplicações.

 

Tipos de IA e suas aplicações

Antes de mais nada é importante saber que existem diversos tipos de IA e cada uma delas tem suas especificidades e aplicações precisas. 

Os gigantes da tecnologia utilizam recursos de inteligência artificial para tornar seus serviços mais dinâmicos e melhorar a experiência do usuário. 

O Google, por exemplo, utiliza IA na tecnologia do Google Lens, além dos recursos do Google Assistente. Quando você responde um e-mail com uma mensagem automática você também está utilizando inteligência artificial nessa tarefa.

Por outro lado, você já ouviu falar da Alexa? Ela é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon para realizar tarefas do dia a dia, como acender a luz do quarto ou trocar a música da sua playlist com um simples comando de voz. Ela também é construída com IA.

O Facebook não fica atrás quando o assunto é inteligência artificial. A empresa utiliza IA para analisar e remover imagens postadas que são consideradas impróprias, como  imagens de acidentes, por exemplo. 

 

Qual o futuro da Inteligência Artificial?

Muito se fala sobre como a inteligência artificial vai interferir na nossa vida no futuro. Alguns defendem que ela vem para dominar o mercado e substituir os serviços realizados por humanos.

No entanto, o desenvolvimento dessas inteligências depende de pesquisas, testes, ações e muitas outras variáveis para aprimorá-las a tal ponto. Assim, é possível dizer que os robôs ainda não estão no ponto de nos substituir em tudo. 

Segundo entusiastas da tecnologia, os serviços que a priori podem ser substituídos por robôs são os serviços que demandam atividades repetitivas, ou seja, que são passíveis de automação.

No Mobsite estamos em constante estudo sobre as tendências da IA para a construção de nossos sites e integrações com serviços inteligentes .

Sabemos que na tecnologia as coisas acontecem rápido e precisamos estar atentos a todas as mudanças frenéticas desse setor.