*Se preferir, acompanhe o post por áudio. Tempo de áudio: 05:50 min

Tempo de leitura: 9 minutos

Se você acessa blogs, sites e e-commerces,  você provavelmente nota que toda a experiência é agradável, pois consegue localizar no layout as informações que precisa no site,  de forma fácil, rápida e intuitiva.

Essa experiência só acontece por conta da disposição do site focada no mobile ou na responsividade.

De modo geral, essa formatação é inovadora, provinda da transformação digital que fez com que as grandes empresas passassem a se preocupar com sua presença digital e acompanhar a evolução do comportamento do usuário, que hoje se faz muito presente nos dispositivos móveis.

Mas para entender a fundo o porque isso é tão importante para as empresas e como aplicar isso no seu negócio, é preciso compreender as diferenças entre layout mobile e responsivo.

O que é o Layout Mobile?

O mobile, apesar de no nosso imaginário ser sempre linkado ao celular, tem sua construção focada principalmente em dispositivos móveis. 

Isso significa que um site mobile é desenvolvido pensando nas diferentes telas e suas resoluções, como tablets, Tvs e Smartphones.

Para simplificar,  basta pensar nos diferentes aparelhos com acesso a internet que utilizamos no dia a dia. A resolução de um site na sua TV comparada a de um computador desktop é bem diferente.

O layout mobile é pensado justamente para essa adaptação. Afinal, o foco é garantir que a plataforma funcione bem e que você consiga acessar o conteúdo completo pelo celular, computador, tablet ou televisão. 

layout mobile

Como construir um site mobile?

A resposta para essa pergunta é: criando uma segunda versão do site pensada para o uso no celular ou em outros dispositivos móveis em geral. 

Antes de mais nada é preciso entender que isso envolve um pouco mais de trabalho e investimento, dependendo de como você está fazendo.

Por isso, é interessante pensar em empresas que desenvolvam o seu site profissional  entregando o pacote completo, pensando na experiência do usuário e na navegação pelo celular.

Assim como o site principal, feito para desktop, o seu site mobile precisa de um local de hospedagem, até porque ele é uma versão totalmente nova do seu site.

Para isso é preciso atrelar ao site um subdomínio hospedado em um servidor juntamente com o seu site principal. 

O grande “Q” de um site com layout  mobile é que para fazê-lo, muitas vezes é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada e isso pode custar um pouco mais caro.

Por esse motivo, algumas empresas optam pelo layout responsivo, que é basicamente quando uma interface tem a capacidade de adaptar o layout ao tamanho da tela.

Vamos entender agora o Layout Responsivo

A diferença entre o layout mobile e responsivo é que no responsivo, a mesma página se adapta para os diferentes tamanhos de tela. 

Enquanto no mobile, por sua vez, o que aparece para o usuário é uma versão nova do site dependendo do dispositivo móvel que ele acessa.

Em alguns casos, os elementos do site podem ficar ocultos para a tela do usuário no layout responsivo. Mesmo assim, eles ainda estão presentes no código, o que tecnicamente ainda “aparece” para o usuário.

Pensando na criação de um modelo de site mobile ou responsivo, a conclusão que podemos chegar é que para criar uma versão mobile é preciso contar com o apoio de uma empresa/equipe especializada.

Por outro lado, o layout responsivo tem a possibilidade de você mesmo utilizar o WordPress para ajudar a montar a estrutura do site, por exemplo.

Além disso, o Google dá uma atenção especial à responsividade. Vale ressaltar que sites que não possuem esse recurso, muitas vezes caem no ranqueamento das páginas do buscador.

Desse modo, é importante ter em mente que o SEO  do seu site pode ser prejudicado se você não pensar na responsividade.

Até porque, sites responsivos têm a capacidade de carregamento mais rápido, o que melhora a experiência do usuário, o que é uma certa vantagem em relação ao site de layout mobile. 

layout responsivo

Pensando nisso, não podemos deixar de pensar em outro tema…O Design Mobile-first

Não é possível falar de layout mobile e responsivo sem pensar no design mobile-first. Essa estratégia vem crescendo pois privilegia uma abordagem responsiva. 

O design mobile-first é pensado primordialmente para as telas pequenas, priorizando esse tipo de navegação. Nesse caso, o caminho no design mobile-first é: celular, tablet, desktop, ao contrário dos demais layouts. 

Esse tipo de design está cada vez mais em alta no cenário da tecnologia. Isso se dá, pois cerca de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular, representando cerca de  56% do total de usuários que acessam a internet no Brasil.

Os dados são da edição anual da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), NIC.br e CGI.br, divulgada em 2019.

Esse dado demonstra a importância de construir um site pensando tanto em layout mobile como responsivo, pois o mundo está voltado para essas dinâmicas na tecnologia.

Para decidir qual o melhor para o seu objetivo, pense que se por um lado, o layout mobile é ótimo para o marketing, por outro lado, o design responsivo pode atender às suas necessidades com menor custo.

Até o próximo post!