O Tag Manager é uma ferramenta do Google que possibilita a inserção de um único código em um site que permite adicionar diversos serviços e ferramentas sem precisar modificar este código. 

Em outras palavras, a ferramenta centraliza a instalação de serviços de tags em um único lugar.

Nesse sentido, ela evita que para cada mudança ou alteração no site seja necessário mexer no código fonte da interface para inserir o script da ferramenta.

A princípio, a organização que a ferramenta entrega pode parecer a sua maior vantagem mas, para além disso, o Tag Manager colabora para o aumento da autonomia do marketing, melhora da produtividade e redução do custos com TI. 

 

Vantagens do Tag Manager

As 3 vantagens citadas acima são o conjunto de ouro que tornam essa ferramenta uma queridinha da equipe de marketing, isso porque ela possibilita que a própria equipe possa inserir as tags no site. 

Esse é um grande diferencial justamente porque muitas ferramentas da web exigem instalação de códigos nas páginas do site.

Antigamente, isso significava que a equipe de Marketing precisaria do suporte de um desenvolvedor, o que acabava atrasando algumas ações de Marketing.

No entanto, hoje, com o Tag Manager os profissionais de marketing podem fazer em questão de minutos a instalação de diversos serviços sem precisar mais mexer no código. 

A ferramenta colabora, ainda, para a redução de custos da empresa por dispensar a atuação de um desenvolvedor que antes teria que alterar o código fonte do site.

Ainda mais, um detalhe interessante da ferramenta é que o Tag manager é disponibilizado gratuitamente para os usuários.  

 

Como começar no Tag Manager?

Como qualquer ferramenta do Google, o Tag Manager precisa de um cadastro para gerar o usuário que vai comandar as ações dentro do dashboard da ferramenta.

Primeiramente, acesse http://www.google.com.br/tagmanager/ e faça login com sua conta do Google. Pode ser a mesma que você usar para acessar os demais serviços como Google Analytics e Gmail.

Logo em seguida, a ferramenta vai pedir para você criar uma conta para começar a realizar as configurações iniciais. 

Aqui no Mobsite, por exemplo, utilizamos uma conta da empresa, então, dentro dessa conta matriz, cadastramos  diferentes contas para nossos projetos.

Os próximos passos são de implantação dos scripts dos serviços que deseja colocar no seu site. A  gestão das contas do GTM podem ser feitas da forma como você achar mais vantajosa.

A seguir, elaboramos um tutorial explicativo de como funciona a ferramenta na prática, apresentando seu dashboard e utilizando exemplos de como fazer o gerenciamento de tags.

Confira:

 

 

As tags mais populares no Tag manager 

No GTM existem, simultaneamente, algumas tags mais comuns que praticamente toda empresa que trabalha estratégias de marketing utiliza.

Esses serviços são populares para monitoramento, atração e retenção de leads, além de cooperar para o desenvolvimento de ações de marketing.

Abaixo destacamos algumas tags que você pode inserir no seu site:

  • Google Analytics para monitorar o tráfego do seu site e o comportamento dos usuários;
  • Pixel de remarketing no Google Ads para medir as conversões dos anúncios pagos;
  • Pixel de remarketing do Facebook e demais redes sociais que utilizam scripts via GTM;
  • Scripts de ferramentas de Chat Online, como Jivo Chat, Zendesk, etc;
  • Scripts de ferramentas de automação em marketing, como RD Station, Lahar, Hubspot, Leadlovers, etc;
  • Ferramentas de mapa de calor, como Smartlook, Hotjar, etc.

 

Cliente Mobsite sai na frente

Para clientes Mobsite realizamos a implantação e configuração do GTM  durante o desenvolvimento do projeto.

Nosso time técnico já deixa tudo pronto para que você possa instalar as tags e começar a usar seus scripts sem dificuldades.

Por outro lado, se você já tem um projeto publicado com a gente e não sabe como implantar as tags, abra um pedido de suporte e envie para a gente as tags /scripts da ferramenta que deseja instalar.

Assim que nossa equipe analisar seu pedido de suporte, nos encarregamos desse trabalho.