O Marketing de conteúdo é uma estratégia de vendas que muitas empresas já adotaram seja para redes sociais, e-mail marketing, newsletter ou produção de conteúdo para blog. Segundo uma pesquisa da Content Trends 2018, 73% das empresas já aplicam essa estratégia. A metodologia consiste em criar conteúdos relevantes e valiosos sobre a sua marca, serviço ou produto para que o cliente se convença de que a sua empresa atende às necessidades dele. 

 

A primeira etapa para criar conteúdos que realmente atraiam público é pensar no que as pessoas gostariam de ler e não sobre o que você quer que as pessoas saibam.  A partir do momento que você supre a necessidade de informações, o cliente tende a gostar mais da sua marca e, assim, de fato comprar o que você comercializa. 

 

Conteúdo para Blog

 

Ainda segundo os estudos da Content Trends 2018, o blog é a segunda maior plataforma para divulgação de conteúdo escolhida pelas empresas, com 70,5%. Isso ocorre pois o blog apresenta mais possibilidades, tanto de formato, com textos mais longos e detalhados com a inserção de imagens, vídeos, áudios e infográficos, quanto para geração de Leads e fechamento de novos negócios. 

 

Produzindo conteúdo para blog, você depende apenas de você, ou seja, não fica refém das redes sociais, por exemplo.  Essa produção especializada é essencial para aumentar o tráfego no seu site; aumentar a relevância dele no Google, ou seja, alcançar as primeira posições; educar os seu clientes sobre o que você oferece; nutrir Leads; aumentar a interação com a sua marca; estimular o compartilhamento do seu conteúdo e encaminhar o seu público pelo funil de vendas.

 

Conteúdos para estágios de compra 

Os conteúdos para blog não servem apenas para atrair novos consumidores, mas se encaixam em qualquer estágio do funil.

  • Descoberta

Para conquistar, é necessário fazer conteúdos informativos que estejam mais preocupados com o conhecimentos do usuário do que com as vendas em si. Por tanto, esses textos devem ser interessantes o suficiente para que as pessoas retornem ao seu site quando tiverem outras dúvidas. É nesse estágio que você pode pedir informações como e-mail para a geração de Leads.

 

  • Interesse

Também é possível criar conteúdo para quem já está interessado em um serviço ou produto e ainda está avaliando as opções no mercado. Nesse caso os textos devem ser mais focados em solucionar problemas do que informar. 

 

  • Compra

Na etapa de decisão do cliente, os conteúdos devem ser direcionados para sua marca e produto. Todo mundo que decide comprar alguma coisa busca mais informações. Dessa forma, quanto mais detalhes obtiverem, mais confiança os clientes ganham. Uma boa estratégia é mostrar cases de sucesso e depoimentos de pessoas satisfeitas com o seu produto ou serviço. 

 

  • Pós-venda

Tudo bem, o cliente realizou a compra, acabou? Não! Você também deve produzir conteúdo de pós-venda para reter clientes. Essa produção ajuda a diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Todo dono de empresa sabe que é muito mais fácil convencer um cliente a comprar novamente do que adquirir um novo. Assim, preocupe-se em manter o cliente produzindo conteúdos para blog com qualidade e personalizados, já que agora você sabe o que ele busca.

 

Fatores para produção de conteúdo para Blog

 

 

  • Conheça seu público

 

Para escrever o conteúdo direcionado, você precisa saber quem é o seu público e o que ele está buscando. Por isso, é necessário fazer pesquisas sobre o perfil dos seus clientes e escrever para uma persona, ou seja, para um tipo de pessoa específica que reúne as características mais comuns entre os seus clientes. É importante direcionar a comunicação para que você atinja quem realmente importa.

 

 

  • Escolha temas e palavras-chave relevantes

 

Agora que você já sabe quem é o seu público, você pode definir sobre o que ele gostaria de ler e sobre o que ele pesquisaria nos buscadores. A partir dessas informações, crie conteúdos com as palavras-chave do seu negócio e invista a produção nessas temáticas. 

 

 

  • Otimize seus conteúdos 

 

Não adianta escrever o melhor conteúdo para blog se ele não vai ser encontrado pelos seus clientes. Portanto, invista em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, boas práticas de otimização de textos voltada para buscadores baseada em palavras-chave.

 

 

  • Fique atento ao tamanho e ao formato 

 

Para ter um bom ranqueamento no Google é importante ter textos com pelo menos 600 palavras-chave. Por tanto, concentre-se em escrever essa quantidade, mas saiba que o mais importante não é o quanto você produziu, mas a qualidade. É necessário entregar conteúdo de valor para o cliente. Além disso, invista em variedades de formatos para entreter o leitor e aposte em subtítulos, listas e negrito para os leitores que escaneiam os textos em busca de uma informação específica.

 

 

  • Não cometa erros, revise!

 

É básico, mas é importante ressaltar. Erros ortográficos e problemas de conjugação podem colocar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo por água abaixo. Quando o leitor percebe esse tipo de erro, ele pode não confiar mais na sua marca ou produto, ou seja, você pode perder credibilidade.