No universo digital sempre surgem novas tecnologias, designs e tendências. Uma delas é o site One Page. Como o próprio nome diz, esse tipo de site tem apenas uma página.

Nesse tipo de site, quando o usuário clica em uma sessão do menu, ele não é direcionado para uma página, mas para uma sessão do site, que chamamos de “dobra”, ou seja, o click faz a página rolar. Esse tipo de site é ideal para quem não busca fazer atualizações frequentes e focar em uma marca ou produto. 

O principal diferencial de cada parte do site é feito pelo design, que através de recursos visuais consegue fazer separações bem definidas. Assim, em uma única página o usuário encontra informações como Quem somos, Produtos, Serviços, Diferenciais, Contato e muito mais.

 

Mas porque pode ser mais vantajoso ter um site One Page do que um site com múltiplas páginas?

  • Visão completa

Hoje as pessoas não querem gastar muito tempo para encontrar as informações que precisam. Assim, nessa correria, é melhor oferecer em um só lugar todas as informações que seu usuário busca. Portanto, um site One Page é ideal para reter a atenção do seu público. Além disso, como essas páginas tem certa limitação de conteúdo, você acaba focando no essencial. 

  • Velocidade

Já falamos aqui como a velocidade do seu site pode influenciar no ranqueamento no Google. Mas você sabia que páginas One Page carregam mais rápido? Pois é, como as informações estão numa página só, elas são exibidas mais rapidamente do que se o usuário tivesse que esperar cada click. 

Esse modelo é um ótimo aliado para quem busca uma informação ou uma marca utilizando dados móveis, pois exigem menos da internet e, assim, o usuário não desiste da sua página.

  • Responsivo

Esse formato contribui para que os sites sejam altamente adaptáveis aos celulares e tablets. Além disso, é muito mais fácil navegar por dispositivos móveis quando o site apresenta apenas a rolagem e não infinitas páginas. 

  • Estratégias textuais

One Pages são ideias para fazer storytelling, ou seja, contar uma história persuasiva que convença o seu público a fazer alguma coisa. Você pode usar recursos textuais combinados aos visuais para construir uma narrativa interessante que faça seu publico chegar ao final do site com a certeza que você tem a melhor solução. 

  • Design diferenciado

Como o visual é essencial para dividir cada dobra do site, o design dessas páginas costumam ser muito mais atraente e interativo. Um dos principais recursos para criar dinamicidade é o uso de parallax, uma animação leve e útil. 

Além disso, páginas One Page incentivam a exploração de diferentes recursos visuais, como ícones, vídeos, imagens e pequenos efeitos. Páginas bonitas e com alta usabilidade ajudam a reter o usuário e passar a imagem de credibilidade e dedicação.

  • Conversão

É isso mesmo que você leu, as One Page ajudam na conversão! As dobras do seu site  podem funcionar como um perfeito funil de vendas. Essa é uma ótima opção para captação de leads e para promover a interação do usuário com a sua empresa por formulário, por exemplo. Sem clicks e mais clicks, o cliente encontra tudo o que precisa. 

  • Dinâmico e interativo

Como já disse anteriormente, o design pode dar um up no seu site. Mas ele também pode estimular a interatividade e a dinamicidade. A criatividade não tem limites para esse formato. Qualquer empresa mesmo, seja a mais série, pode ter uma página nem um pouco monótona. 

  • Facilidade de navegação

Precisamos saber que nem todo mundo que acessa o nosso site sabe muito sobre tecnologia. Assim, o ideal é criar um site intuitivo e com fácil navegação. Para que todo mundo consiga encontrar o que procura de maneira ágil. 

Como a principal característica do site OnePage é ter todas as informações em um único local e a forma de encontrar algo é por rolagem, você está criando uma comunicação fácil e empática com todos os tipos de usuários. 

  • Tempo de criação

Um site One Page é muito mais rápido de ser projetado e desenvolvido, assim, para quem busca estar online o mais rápido possível, esse é o site ideal! Isso porque você consegue ter um maior controle sobre a criação e conduzir esse percurso com mais eficiência. 

  • Estratégias pontuais

Quem atua no marketing digital sabe que uma Landing Page, página de conversão rápida, geralmente é no formato de uma página única. Isso, porque o usuário não deve ser distraído por outras coisas enquanto navega e deve tomar uma decisão. Ou seja, páginas One Page são ideais para estratégias específicas, como lançamento de produtos, serviços e captação de leads. 

  • Ranqueamento

Como você pode acompanhar, as One Page tem uma série de benefícios que o Google leva em conta para a indexação do site e para o ranqueamento. Assim, é uma boa apostar nesses sites para ter uma presença digital forte. É importante lembrar que pela limitação de conteúdo, você deve focar na otimização para poucas palavras-chave, mas se quiser ranquear com muitas, vale a pena investir na criação de um blog complementar.

 

Ficou interessado em ter um site One Page? Entre em contato com a nossa equipe que podemos te ajudar! É só clicar aqui para ver o nosso site One Page e falar conosco!