*Se preferir, acompanhe o post por áudio. Tempo de áudio: 4 minutos.
Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado está em constante mudança, e em 2020 a gente pôde experimentar bem algumas transformações significativas nos negócios.

Para os empreendedores foi um ano de desafios e, diga-se de passagem, de muito aprendizado também. 

Agora em dezembro, nesse clima de finalização de ciclos, é importante parar e refletir sobre essa jornada de 2020. 

Além disso, é interessante se preparar para o que está por vir, construindo o caminho que a empresa vai seguir nos próximos meses para alcançar seus objetivos.

Por isso, hoje falaremos de uma ação fundamental para as empresas: o planejamento estratégico.

 

O que é e por que é importante?

Peça chave para traçar estratégias, objetivos e metas, o planejamento estratégico é um ponto de partida de todas as ações que uma empresa realizará ao longo de determinado período, a fim de alcançar os objetivos do futuro.

Ele é importante porque além de exigir que você reveja suas ações do passado, dá a possibilidade de identificar erros e acertos e te ajuda a desenvolver estratégias para o próximo ciclo.

Portanto, o planejamento estratégico te ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria e ganhos para o seu negócio.

Desse modo, planejar as próximas ações faz com que a empresa esteja preparada para possíveis cenários desfavoráveis, pois o planejamento estratégico adianta o processo de desenvolvimento e validação contínua da estratégia da empresa.

 

Como fazer o Planejamento Estratégico?

Antes de mais nada, faça um momento de reflexão. Primeiramente, analise os resultados do ano atual e avalie se suas metas foram alcançadas e se as estratégias utilizadas foram bem sucedidas.

A partir disso, defina os objetivos e busque prever os cenários para o próximo ano. Posteriormente, trace suas metas e o conjunto de ações que orientarão o seu caminho. Assim, você terá uma bússola para te direcionar ao longo do ano. 

Ah, algo muito importante também é que o time todo saiba quais os resultados esperados e como alcançá-los. 

Esse senso de construção conjunta de um caminho de sucesso ajuda na consolidação da cultura da empresa de forma mútua para cada colaborador.

Para facilitar, paute o seu planejamento em 3 pontos centrais:

  1. Estratégia – Resuma de forma clara e assertiva o que pretende para a sua empresa. Elabore objetivos a longo prazo, detalhando a sua visão completa sobre as áreas do negócio;
  2. Execução – Aqui é o momento de traçar o caminho para realizar a estratégia. Levante metas a cumprir, indicadores dessas metas e iniciativas para chegar até lá. Divida em etapas para conseguir cumprir tudo com calma;
  3. Resultados – Onde você quer chegar? Indique quais resultados espera da sua estratégia e como, lá na frente, você irá avaliá-los.

 

Dicas importantes:

Nunca se esqueça que fazer um planejamento estratégico é um processo. Não adianta tentar fazer tudo em um dia e nem fazer sozinho.

Envolver líderes e colaboradores ajuda a desenvolver um planejamento mais real, pautado em opiniões e feedbacks de pessoas que convivem no dia a dia da empresa e conhecem os entraves e as oportunidades da realidade do seu negócio.

Vale destacar que o planejamento estratégico existe para servir a organização e não o contrário. Isso significa que, quando for necessário, você pode e deve alterá-lo. 

Desse modo, sempre que você perceber que as estratégias não estão indo no caminho que você esperava,  redefina novas estratégias.

Por fim, entenda que é um desafio fazer um planejamento estratégico bem estruturado. É normal ter dúvidas e algumas dificuldades, mas não desanime! 

Reflita, elabore e estruture a trajetória de crescimento da sua empresa. Você vai ver o quanto isso facilitará a sua vida e vai te dar muitos ensinamentos e insights conforme o amadurecimento da organização.