*Se preferir, acompanhe o post por áudio. Tempo de áudio: 5 minutos.
Tempo de leitura: 8 minutos

No mundo de hoje, tudo está na internet. Você pode comprar roupas, comida, um carro e até uma casa pelo celular.

A forma de interagir, se relacionar e promover negócios mudou em detrimento de tudo isso. Para as empresas, a internet virou uma porta de oportunidades.

No mundo virtual,  sai na frente quem usa as melhores estratégias para promover o seu negócio. A primeira e mais conhecida delas, é a criação de um site profissional.

Mas por que fazer isso? Bem, um site profissional é o seu cartão de visitas, ele esclarece informações para o seu cliente, dá credibilidade para sua marca e funciona 24 horas para te ajudar a impulsionar as vendas.

Só benefícios, né? Mas o que muita gente não sabe é que um site profissional não é qualquer site, muitos utilizam construtores de sites com templates prontos para criar a interface.

No post de hoje, vamos esclarecer porque os construtores de sites podem não servir para criar o site da sua empresa.

 

Entendendo os construtores de sites

Os construtores de sites são ferramentas para criar um site sem precisar programar. Basicamente, você coloca os elementos que quer e cria o seu site, dispensando conhecimento técnico e possibilitando instantaneamente a criação do site para uso próprio ou venda.

Parece um trabalho mais prático, mas justamente por dispensar os conhecimentos técnicos e não ter tratamento profissional de quem entende de tecnologia, os construtores se tornam uma opção simples mas não eficaz. 

Você pode até ter um site bonito, mas em contrapartida, não tem um site bem ranqueado, seguro e otimizado para celulares e outros dispositivos. 

 

5 situações em que os construtores de sites não são a melhor opção para você

  • Quando você quer levar o seu site para onde quiser

Quando você cria um site em um construtor geralmente você cria a sua interface dentro de um sistema que pertence a empresa dona do construtor.

Como esse sistema tem suas características e especificidades, é possível que se um dia você quiser rodar o seu site em outra plataforma provavelmente não vai funcionar, é possível, ainda que ele fique fora do ar.

Quando um usuário cria um site em uma plataforma e quer transferi-la para outra, ele vai precisar criar um novo site do zero.

 

  • Quando você tem conhecimento em desenvolvimento ou trabalha com um profissional que o tenha

Bem, quando se trata de tecnologia é melhor que tudo seja feito por um expert. De modo geral, construtores de sites apresentam uma série de limitações (observando o tópico acima enxergamos uma delas), por isso, construir o seu site com um profissional qualificado que faça o trabalho de forma personalizada e artesanal é a forma ideal de garantir um site bonito, eficiente e profissional.

 

  • Quando a sua prioridade é garantir um SEO de qualidade

Antes de mais nada os construtores de sites foram feitos para criar sites fáceis e instantâneos. Esse processo acaba deixando de lado algumas etapas importantes que todo bom site precisa passar, como a etapa de otimização da interface.

SEO profissional é outra história! Para conseguir fazê-lo é preciso esforço, técnica e, claro, estratégia. Um SEO de qualidade se pauta em fatores internos e externos que vão desde a velocidade de carregamento da página até o conteúdo de relevância. Por isso, se você pensa em investir em um SEO de peso no seu site, os construtores não são os mais indicados.

 

  • Quando você planeja criar conteúdo em um blog

Existem vários construtores no mercado que tem a funcionalidade de criar um blog, mas essa função só vale a pena se você não estiver pensando em criar conteúdo profissional que venha a trazer tráfego orgânico, por exemplo. 

Do contrário, se você pretende criar conteúdo, gerenciar campanhas ou promover notícias relevantes, é melhor não ficar nos construtores, porque o blog nesses casos é bastante limitado. 

 

  • Quando você quer criar um vitrine de produtos/serviços ou uma loja virtual

Você já deve saber que uma loja virtual requer uma série de coisas. Por ser uma interface específica e com vários detalhes e recursos que não são utilizados em sites comuns, os construtores no geral não dão conta de suprir essa demanda. Por isso, investir em uma empresa profissional que saiba fazer de forma correta e eficaz é a melhor opção nesses casos. 

 

Sinto que os construtores não são para mim, mas também não sei fazer…Como resolver?

Para isso a resposta é simples: Mobsite! Se você quer criar um novo site da sua empresa ou repaginar aquele site antigo, confie em quem entende do assunto. 

Somos uma solução focada na criação de sites de alto desempenho, otimizados para o Google e construídos através de processos artesanais com profissionais especializados em cada etapa. 

Aqui, entendemos o seu negócio e construímos uma interface baseada nas suas expectativas, com foco em usabilidade, desempenho e experiência do usuário.