Você já ouviu falar em pós venda? Esse conceito é relativamente novo e traz insights interessantes para quem quer gerar uma boa impressão aos clientes e colher bons feedbacks a respeito do seu negócio.

Primeiro de tudo, a palavra chave do conceito de pós venda é “fidelização. Quando se trata de investimento no cliente, muitas empresas focam em conquistar novos consumidores, mas uma coisa tão importante quanto ganhar novos clientes é assegurar que os antigos estão satisfeitos com os produtos e serviços da sua empresa.

Isso porque, são os clientes antigos que podem virar verdadeiros promotores do seu negócio, além disso, são eles que tiveram uma experiência completa com a sua empresa, o que pode abrir portas para vendas futuras.

 

Relacionamento com o cliente

Para começar, um bom trabalho de pós venda tem que ser feito a base de um verdadeiro relacionamento com o cliente.

O pós-venda é uma parte fundamental do atendimento ao consumidor, por isso, ele reúne estratégias pensadas para melhorar a experiência após a compra de um produto ou contratação de um serviço. 

Como o objetivo de manter uma comunicação e interação duradoura com os clientes, o pós venda é estruturado com uma série de esforços que a empresa realiza para garantir o sucesso do cliente com a sua marca.

 

Superar expectativas, essa é a missão do pós venda

Para fidelizar o cliente, é preciso investir nele. Escute com atenção, colha feedbacks positivos e negativos e demonstre a importância da colaboração dele para o seu negócio.

Para garantir um pós venda ativo, você precisa fazer mais do de uma simples ligação depois que o consumidor adquire o produto. 

O foco é abordar corretamente o cliente, mostrando diferenciais e resultados que contribuam para cultivar uma relação duradoura e de qualidade.

Entender o que o cliente espera da sua empresa é fundamental para superar as expectativas dele e corresponder às suas necessidades.

 

Dicas preciosas para um pós venda eficiente

Não prometa o que não pode cumprir – Não crie falsas expectativas no cliente. Se prometeu algo, cumpra. Se, por algum problema, acontecer um atraso ou até se não for mais possível fazer o que prometeu, seja sincero com o seu cliente. 

Esteja disponível – Apresente resultados, informações, novidades e dê as caras da empresa para saber mais sobre o cliente. Lembre- se: agilidade e disponibilidade andam juntas para ajudar o cliente em suas dores.

Demonstre interesse pelo cliente – Apareça sempre e não somente com o intuito de vender. Fale com o  consumidor e, mais ainda, ouça! Para saber a opinião sincera de um cliente você pode utilizar estratégias como pesquisas de satisfação, por exemplo.

Essas iniciativas vão te ajudar você a entender as objeções, dificuldades e progressos do cliente com os seus produtos e serviços. 

Assim, você pode buscar e apresentar as soluções apropriadas para as necessidades dele. E ainda, estruturar mudanças e melhorias na sua empresa, através dos feedbacks dos consumidores.