Se você é cliente Mobsite, com certeza já se deparou com alguma dessas dúvidas abaixo, por isso que montamos em um só lugar perguntas e respostas, de forma rápida, fácil, prática e simples, para sanarmos todos esses questionamentos e te ajudar a entender qual a diferença entre o time de criação e o de suporte?

Inclusive, em algumas respostas colocamos alguns links mais detalhados sobre alguns assuntos que achamos importantes e necessários que todos leiam. Mas, afinal, qual a diferença entre o time de criação e o de suporte?

 

Principais dúvidas no Processo de Criação

O que contempla?

Gerente de Projetos , Conteudista, Designer.

Quais são as etapas dessa parte?

Exemplificando, as etapas dessa parte do time de criação são: Briefing, Conteúdo Textual, Desenvolvimento, Programação, Implantação, Ferramentas de Mensuração, Revisões e Publicação.


Para entender melhor cada etapa, e distinguir qual a diferença entre o time de criação e suporte, você pode acessar esses links:

Etapas do desenvolvimento do Mobsite

Como funciona cada etapa do processo do Mobsite

Briefing de conteúdo para sites Mobsite: passo a passo

Esses links mostram de forma clara e objetiva as etapas do desenvolvimento Mobsite e como que funciona exatamente cada etapa. Além do mais, explica a importância de responder nosso briefing e mostra que não é um bicho de sete cabeças.

Quem é o responsável pelo atendimento nessa etapa e qual canal?

A nossa Gerente de Projetos é responsável de planejar, controlar e acompanhar a execução de cada etapa, desde a conteudista ao designer. O principal canal de atendimento com o cliente ou agência será via WhatsApp pelo 4141-0454.

Quais materiais devo enviar?

Logotipo, Imagens, Vetores, Manuel de Identidade Visual, Estratégia de Marketing (caso o cliente tenha uma agência montando isso pra ele), Vídeo, Postagens para Blog.

Quais informações da minha empresa são as mais importantes?

Todas possíveis. Mas principalmente, quem somos, e quais são seus produtos e serviços, tentar explicar o máximo possível sobre cada um deles.

Como está o andamento do site?

Você pode verificar no painel do Mobsite no qual você tem acesso, assim quando realizou o cadastro.

Posso visualizar o site antes da entrega oficial?

Sim, você irá visualizar o site antes da entrega visual para fazer uma revisão, algumas considerações, observações, caso queira mudar algo visual dele. Após isso será encaminhado de novo para o designer onde fará as alterações e finalmente ele será lançado.

Devo enviar um Wireframe?

Não é obrigatório! Ou seja, o cliente pode enviar se assim desejar. O lado bom é que pode facilitar para o designer na hora da criação do site, já o lado ruim, é que nem sempre vamos conseguir repetir aquilo que o cliente deseja, geralmente conseguimos reproduzir 90% do que foi pedido e pode gerar algum tipo de conflito com o responsável do projeto.

Devo enviar um Layout em PSD?

Não é obrigatório, mas o cliente pode enviar se assim desejar. O lado bom é que pode facilitar para o designer na hora da criação do site, já o lado ruim, é que nem sempre vamos conseguir repetir aquilo que o cliente deseja, geralmente conseguimos reproduzir 90% do que foi pedido e pode gerar algum tipo de conflito com o responsável do projeto. Geralmente quando mandam o layout é por que já contam com um profissional de design da própria empresa.

Preciso criar meus banners promocionais para colocar como slider no site?

Sim. Se caso você não tenha uma agência para criar esses banners, nós contamos com agências parceiras que podemos indicar para realizar esse trabalho.

Qual o prazo para o desenvolvimento do site?

Assim que o material é enviado para a equipe de desenvolvimento, é que começa a contagem dos 60 dias para a entrega do projeto.

Nosso designer precisa ler e compreender aquilo que o/a cliente precisa. Primeiro é feito uma analise do logotipo da empresa para definir -caso não seja especificado no projeto- ou seja, ele terá que definir se o layout do site será mais humanizado, técnico, visual, etc.

Depois disso, o profissional faz a coleta de materiais, procura por imagens, vetorizar ícones, monta o banner, padroniza as imagens e alguns fundos, monta a estrutura e aplica o design em si.

Além do mais, o Design faz testes, tanto local como no servidor e testa a versão no mobile. Após isso ele implementa as ferramentas de mensuração no projeto, que são o Google Analytics, Search Console e Typeform (personalizável). Essas mesmas ferramentas são integradas ao blog, assim, quando tudo estiver finalizado, o projeto é encaminhado para a Gerente de Projetos novamente, para que ela possa fazer um pente fino no conteúdo visual do site, caso esteja ok, ela envia para o responsável do projeto e aguarda a sua aprovação.

Mas 60 dias é muito tempo, tem como diminuir esse prazo?

Sim, é possível diminuir esse prazo pagando a taxa de urgência. O valor é combinado previamente com nosso Inside Sale, tudo depende de qual será o prazo de entrega do site que o cliente deseja.

 

Principais dúvidas do Time de Suporte

Como faço para abrir um pedido de suporte?

Nós temos um material explicativo, passo a passo de como abrir um pedido de suporte, que você pode acessar nesse link aqui:

Materias Mobsite

Mas para exemplificar:

Antes de mais nada, você deve acessar o sistema com o usuário Responsável, clicar em suporte, tickets e criar tickets, preencher os campos conforme a necessidade, finalizar clicando em criar ticket e, caso tenha mais de um ticket criado, clique em adicionar outro.

Como e qual a melhor forma do cliente fazer o pedido para melhor entendimento da equipe de suporte?

Quando você é responsável por abrir o ticket de suporte, irá perceber que há um campo para comentários e informações referentes ao chamado. Logo, como a equipe de suporte leva tudo ao pé da letra no esquema de 0 a 1 e vocês também não são obrigados a saber termos técnicos, a melhor forma de comunicar é então tirar prints do site, mostrar na imagem onde vocês desejam mudar e o que querem colocar no lugar, assim, o processo fica muito mais simplificado e agiliza o atendimento.

Nós montamos um infográfico perfeito para você fazer um pedido de suporte com eficiência, você o encontra clicando aqui:

Faça pedidos de suporte com eficiência

O que contempla um pedido de suporte e qual o prazo?

Todo o tipo de alteração dentro do site seja ela simples ou complexa. Geralmente é feita uma análise da complexidade da solicitação aberta e, caso o projeto requeira um trabalho árduo, levará mais dias para execução, ou seja, uma alteração simples o prazo são de 7 dias úteis, agora, se for algo mais complexo o prazo aumenta para até 30 dias úteis.

E o WordPress, vocês aceitam pedido de suporte?

Sim, nós aceitamos, porém, as maiorias das alterações podem ser feitas pelos próprios clientes ou agência. Inclusive, temos um artigo bem curtinho explicando pra vocês quais são as alterações que nós atendemos e quais alterações podem ser feitas por vocês. Só clicar aqui Suporte para WordPress: o que fazemos e o que não fazemos

E o que definitivamente não contempla o pedido de suporte do Mobsite?

Nós não criamos contas de e-mail, nem redes sociais.

Gostou do nosso ‘pergunta e respostas’? Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui embaixo.