Recentemente, começamos a experimentar uma nova geração de otimização de sites, uma geração focada em SEO Experience.

Essa nova geração traz desde mudanças na produção de conteúdo, até mudanças significativas no algoritmo que focam, prioritariamente, na experiência do usuário.

O conceito de experiência do usuário já foi debatido aqui, se você perdeu é só acessar este material.

Mesmo assim, vamos recapitular….A experiência do usuário é, basicamente, quando você pensa além da interface de um site ou produto.

A experiência diz respeito às sensações que você provoca no seu público e como essas sensações conectam a sua marca a eles. 

 

O que é o SEO Experience?

O SEO experience é uma nova maneira de pensar e fazer a otimização de sites. Ele leva em consideração a inteligência dos algoritmos que hoje em dia, compreendem com precisão aspectos da linguagem humana e buscam prever a intenção do usuário

De início, o SEO era visto como um conjunto de técnicas e boas práticas. No entanto, com o tempo a necessidade de considerar os desejos e comportamentos dos usuários se viu cada vez mais presente.

E foi nesse contexto que surgiu o SEO extremo, que busca equilibrar o melhor para o robô e para o ser humano. Esse é o tipo de otimização que a maioria das pessoas costuma fazer, e de fato é bem eficaz.

Atualmente, estamos caminhando para o uso do SEO experience, que prioriza o usuário e a conexão entre ele e a interface. Essa nova forma de fazer a otimização é conduzida por 3 pilares fundamentais: expertise, autoridade e confiança/credibilidade.

 

Como fazer o SEO Experience

Para fazer a otimização do seu site com o SEO experience é preciso estruturar, antes de mais nada, uma interface bem construída para facilitar a vida do seu usuário.

Além disso, é preciso criar uma audiência a partir do tráfego do seu site. Essa audiência é conquistada por meio da análise do comportamento dos usuários durante a navegação no seu site. 

E como criar uma audiência fiel?

Agora é hora de colocar em prática aquelas 3 palavrinhas mágicas que eu mencionei ali em cima: expertise, autoridade e confiança/credibilidade.

Expertise – Seja especialista em um nicho

Para ser especialista em algum assunto você deve posicionar a sua marca/empresa.

Desse modo, o mercado, os consumidores e, claro, o Google te enxergarão como alguém que domina o assunto ou uma área específica. 

Obviamente é preciso entregar soluções de valor que se relacionem com a sua expertise. Tanto produtos e serviços devem ser de qualidade, como conteúdos devem ser aprofundados.

Para ser especialista em algo e ter um SEO experience de qualidade, você deve atuar em um nicho, se posicionar e ter a maior cobertura de conteúdos desse assunto.

 

Autoridade –  Seja reconhecido pelos outros como referência

Para ter autoridade, é preciso que as pessoas reconheçam o seu valor no mercado, e não digo valor financeiro, mas valor imaterial. 

Isso significa que, a sua marca deve ser de interesse das pessoas, deve causar impacto e fazer a diferença para os consumidores.

Se relacione com outras marcas. Pessoas e empresas importam e ser reconhecido por ambas pode ser o ponto chave para a boa experiência do usuário com a sua empresa, reconhecendo o seu negócio como de confiança. 

Na produção de conteúdo, a dica é usar os backlinks de páginas transacionais que também tem autoridade. Assim, você começa a construir uma boa relação de referência.

 

Confiança/Credibilidade – um trabalho constante

Você já deve ter ouvido falar naquele ditado que diz que a confiança quando quebrada uma única vez, nunca mais se restaura. 

Bem, o ditado popular é bem verdade nesse caso, então a sua marca não pode vacilar com os clientes. 

Ganhar confiança é resultado de um trabalho sólido e constante que marcas do mundo todo se propõem a fazer. 

A confiança se dá além da autoridade, é preciso reforçar todos os pontos de qualidade e as iniciativas que a sua empresa tem que transmitem credibilidade para os clientes.

Resumidamente, comunicação, transparência, facilidade na resolução de problemas e relacionamento com os clientes são alguns pontos fundamentais que você pode trabalhar para gerar confiança.

 

SEO experience é sobre se mostrar (e ser, de fato) a melhor opção para o usuário

Hoje, no entanto, além das técnicas precisamos da estratégia. As fórmulas prontas estão morrendo e a cada dia a experiência vem chamando a atenção, pois com ela, você lida com a subjetividade do usuário.

Antes de mais nada, o comportamento, os desejos e a personalização entram em cena para fazer com que cada usuário se sinta único e busque essa sensação na hora de consumir produtos e serviços. 

Segundo o Google, “a experiência na página é um conjunto de sinais que avaliam como os usuários percebem a interação com uma página da Web.”

Em outras palavras, é preciso arquitetar estrategicamente uma experiência tão única e incrível, que o usuário entenda que no seu site ele terá definitivamente tudo que precisa.