Cada vez mais as empresas investem em Marketing Digital e na otimização de SEO para aparecer nas primeiras páginas do Google. Porém, muitas pequenas e médias empresas ainda não prestaram atenção no SEO Local e no Google Meu Negócio. 

 

O SEO, Search Engine Optimization, é uma série de metodologias que facilitam a leitura do conteúdo do seu site pelos buscadores. E, assim, permite que ele apareça entre os primeiros resultados. Entretanto, essa não é uma tarefa simples e embora haja recomendações, não é uma fórmula mágica. 

 

Para aumentar as suas chances de ser encontrado pelos clientes, uma estratégia recomendada é realizar o SEO Local, ou seja, otimizar as páginas para que seu negócio apareça em pesquisas por localidade. Segundo o Go Gulf, 46%  das buscas no Google são locais, ou seja, se você tem uma farmácia em Curitiba, é importante otimizar seu site para que quando as pessoas busquem por “Farmácia Curitiba” seu negócio apareça. 

 

O SEO Local funciona tanto utilizando a localização atual do usuário quanto em pesquisas específicas, como a citada anteriormente. Quando a localização do dispositivos móveis está ligada, o Google leva em consideração esse dado para rankear informações para os usuários. Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa por restaurantes, lojas, imobiliárias, faculdades, cinemas, museus, academias e outro serviços como esses, o buscador entende que ela está procurando por estabelecimentos próximos.

 

O SEO Local pode contribuir para que você ganhe novos clientes, como turistas, que ao chegarem em um lugar novo, utilizam o Google para encontrar diversos estabelecimentos. Em uma pesquisa realizada pelo SEO Tribunal, 78% das pesquisas locais em celulares resultam em compras presenciais. 

 

Como otimizar meu site para SEO Local?

 

  • Tenha um site Mobile Friendly

 

Ter um site amigável para dispositivos móveis é essencial no SEO comum, mas se torna ainda mais imprescindível para melhorar  o rankeamento local. 70% dos usuários usam celulares para encontrar negócios próximos a sua localização. Dois fatores importantes para saber se o seu site é Mobile Friendly é analisar se ele é responsivo, ou seja, se adéqua a diferentes tamanhos de tela e a velocidade com que ele carrega. Sites lentos são inimigos da internet móvel.

 

  • Produza conteúdo local

 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia essencial para qualquer plano de SEO, pois ele permite a atualização constante de conteúdo e, assim, otimizações para o Google. Produzir conteúdo para SEO Local significa redirecionar as palavras-chaves do seu site para indicar a região na qual a sua empresa se encontra, quais produtos ela oferece, em qual segmento ela atua, aos horários de funcionamento e, claro, o nome do seu negócio. Portanto, cite o bairro, a cidade e pontos de referência para aumentar as chances de aparecer nas buscas. 

 

  • Adicione códigos e Tags 

 

O Schema Markup é uma linguagem que facilita a leitura dos buscadores no seu site, pois demonstra o que cada pedaço dele é de forma muito mais eficiente que o HTML comum. Assim, o que o usuário buscar vai aparecer mais organizado na SERP,  termo técnico que corresponde às páginas em que os resultados da pesquisa do Google são apresentados. O Schema Markup otimiza tão bem o conteúdo que ele chega aos buscadores sem a necessidade de escanear todo o material. 

 

  • Utilize SEO On Page

Aplique as boas práticas de otimização de conteúdo, como colocar o nome do negócio, produto ou serviço e a localização em destaque.  Use palavras-chaves, link internos e externos, insira depoimentos de clientes reais, verifique a responsividade e velocidade do site, crie conteúdo relevante e muito mais

 

Google Meu Negócio

 

Quando o usuário pesquisa por algum estabelecimento, o Google divide a pesquisa em duas áreas: uma orgânica, com os resultados regulares, e outra chamada de Snack Pack, na qual ele destaca 3 negócios de relevância. Segundo a Moz, uma das maiores empresas especializadas em SEO, 33% dos usuários clicam nessas indicações e 40% vão para os resultados regulares. Assim, vale a pena rankear nos dois espaços. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para isso e para o SEO Local. Essa plataforma possibilita que empresários divulgarem seus negócios de forma gratuita e orgânica. Essa funcionalidade surgiu em 2014, mas muitas empresas ainda não a utilizam. 

Cadastrar o seu negócio nessa plataforma possibilita que os usuários tenham acesso fácil a informações importantes.  Você pode inserir a sua localização no Google Maps, dados de contato, horário de funcionamento e horários de maior fluxo de pessoas. Além disso, pode expor notas e comentários de clientes, mostrar fotos externas e internas da empresa e compartilhar perfis em outras redes sociais.

 

Como cadastro minha empresa no Google Meu Negócio?

 

  1. Faça um cadastro e acesse o Google Meu Negócio

Acesse o site do Google My Business e clique em “Fazer login” no canto superior direito. Logo depois faça o login na plataforma com uma conta Gmail. Caso você já esteja logado, será redirecionado automaticamente para o segundo passo.

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O primeiro passo para colocar sua empresa no Google Meu Negócio é logar com uma conta Gmail

 

  1. Preencha os dados sobre a sua empresa e clique em próximo

 

O Google vai pedir uma série de informações sobre a sua empresa. São elas: nome, localização, categoria em que se enquadra a sua empresa e informações de contato que você quer disponibilizar para o cliente, como telefone e site.

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São cinco níveis para preencher os dados da sua empresa

 

  1. Insira seu endereço para a verificação

Após preencher todos os dados, o Google vai pedir para que você informe um endereço para receber o código de verificação. Esse procedimento de segurança serve para que o Google cheque se você é o verdadeiro dono da empresa. 

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É necessário fornecer ao Google Meu Negócio um endereço para que ele verifique a existência da empresa e identifique o verdadeiro proprietário
  1. Clique em “Confirmar agora” e insira o código

O Google vai mandar um código para o endereço pelos Correios e esse processo leva de 7 a 15 dias úteis. Em seu painel, vai aparecer um botão escrito”Confirme agora”, a partir desse passo, é só seguir todos os procedimentos que a carta indica. Após o cadastro bem sucedido, acrescente novas informações sobre o seu negócio, como fotos do estabelecimento, horário de funcionamento, uma descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

 

E agora?

 

Após realizar o cadastro, utilize bem a ferramenta. Faça uma descrição completa da sua empresa utilizando palavras-chaves, utilize imagens do local e detalhe o seu negócio ao máximo para convencer o cliente a ir até o seu estabelecimento. Além disso, mantenha as informações sempre atualizadas, se trocar de telefone, por exemplo, lembre de alterar na plataforma. 

Monitore e utilize as estatísticas ao seu favor. Deixar a área de comentários e avaliação visível estimula a confiança do consumidor e, além do mais, mantém uma relação mais próxima com a comunidade. Em caso de avaliações baixas, utilize as métricas negativas para melhorar o seu serviço ou produto. Procure responder os comentários e acompanhar o número de interações, visualizações, cliques e seguidores.

Estimule através de outras redes que o consumidor faça avaliações no Google Meu Negócio. É comprovado que a opinião de outros clientes influenciam  muito mais na compra de produtos do que qualquer publicidade. Trabalhe para conquistar avaliações cinco estrelas e a fidelização do cliente. Você pode fazer isso oferecendo ótimos produtos, preços competitivos e um excelente atendimento, tanto pessoalmente quanto no próprio Google My Business.