O sonho de consumo de todo mundo é ter um site de sucesso que apareça na primeira página do Google de forma orgânica, não é mesmo?

Para isso, muitos empresários pesquisam e entendem que precisam estar na internet e consolidar sua presença digital para além das redes sociais.

Portanto, a primeira opção para ter visibilidade nos buscadores e um bom desempenho no Google é começar com a construção de um site profissional.

Mas, veja bem, um site profissional é diferente de um site com templates prontos e configurações predefinidas.

Ter um site da minha empresa é suficiente para conseguir ranquear bem?

Primeiro de tudo, construir um site profissional exige uma série de etapas bem definidas que vão levar a elaboração de um site de sucesso.

Na internet encontramos mil e uma opções de construtores de sites, soluções rápidas, sites vendidos a um valor fixo, bem como algumas ferramentas que prometem a criação gratuita de um site pelo próprio dono do domínio. 

Mas o que não te contam é que um site qualquer não vai funcionar para a sua estratégia, e mesmo que ele seja um site bonito, ele pode falhar em uma série de fatores que o Google considera na hora de ranquear. 

O que é preciso ter em um site de sucesso?

Bom, agora que eu te contei que essa história de site pronto é furada, é preciso entender o que um site profissional de alto desempenho precisa ter.

Afinal, o segredo do sucesso de muitas empresas na internet passa diretamente pelo tipo de site que a empresa oferece para seu público-alvo. 

Mas, vamos lá….Antes de mais nada, pense primeiro no usuário (potencial cliente) do seu negócio. Ele quer entrar em um site rápido, bonito, intuitivo e claro, amigável para o smartphone que ele estiver usando. 

Além disso, ele precisa encontrar facilmente o seu site no Google para não cair no colo da concorrência, e o mais importante de tudo, quando ele chegar na sua interface precisa saber o que a sua empresa faz, o que ela vende e como vende.

Isso significa que você precisa dar informações para o seu usuário e garantir que ele consiga acessar facilmente essas informações durante a navegação no seu site. 

Um site de sucesso precisa:

  • Garantir a experiência do usuário
  • Ter estratégias de SEO que melhorem o desempenho dos seus conteúdos
  • Levar o usuário a uma expectativa de conversão (que você finaliza depois em uma tratativa direta com ele)

Mas não basta somente criar um site profissional de alta qualidade

Um site em si não funciona sozinho, é preciso que você utilize ferramentas, estratégias e soluções que se complementam.

Esse conjunto garante que você valide sua comunicação, obtenha mais visibilidade para o seu site e possa consolidar sua marca nos ambientes digitais.

Primeiro, invista em SEO, tanto nos conteúdos quanto na interface. O SEO é um conjunto de técnicas e boas práticas de otimização que faz com que seu site atenda os critérios do algoritmo do Google.

Assim, um site de sucesso garante que o algoritmo o encontre e privilegie sua posição na web, justamente porque ele está completamente compatível com o que o algoritmo exige.

Site NÃO DÁ resultado sozinho!

Em um segundo momento trabalhe bem o marketing, com ele você pode criar conteúdo de valor para a sua audiência e fazer ações interligadas com redes sociais e site, assim você contribui para que os usuários façam aquilo que você espera que eles façam. 

Eu sei o que você deve estar pensando: “vou ter que investir muito dinheiro nisso?” A respostas para isso é: NÃO SE ENGANE!

NÃO é preciso começar com um investimento alto e nem com mil e uma ações. Vou te mostrar 3 exemplos de ações gratuitas que você pode fazer:

 

No entanto, se você não quer começar do zero ou não tem muita afinidade com as ferramentas digitais, sugiro pedir uma ajudinha de uma agência de marketing que tem expertise nesses assuntos.

Na nossa página de agências parceiras temos várias para indicar.

Além disso, cadastrar-se em ferramentas completas como Google Meu Negócio e Analytics, vai te ajudar a ganhar visibilidade para o seu site e, ainda, analisar como anda o comportamento dos usuários dentro dele.

Toda ação leva a um resultado

Por fim, lembre-se: ações levam a resultados que levam a análises que levam a novas (e melhores) ações.

Desse modo, você precisa traçar um plano de ação para manter sua marca bem digitalmente, de modo que os seus usuários possam ter acesso a você.

Não basta criar o site e deixá-lo parado. O site não funciona bem sozinho, é preciso testar, interpretar os testes e fazer uso de ferramentas que colaborem para o impulsionamento do seu site na web.

Afinal, para se destacar no mundo digital é preciso ter notoriedade!

Criou seu site com a gente e quer saber mais sobre como você pode complementar suas ações na web? Fale conosco, nossa gerente de comunicação pode te ajudar!