Você já ouviu falar em SSL e Let’s Encrypt? Quando você acessa um site e no seu navegador aparece aquele cadeadinho você sabe o que ele significa?

Para muitos ele pode passar despercebido, mas se você tem um site ou mesmo gosta de navegar e fazer compras online, saiba que aquele símbolo está sinalizando se a sua navegação é segura ou não. 

Para entender melhor, continue lendo este artigo que eu vou te explicar o que aquele cadeadinho representa na prática para um site. 

 

Certificado SSL, o que é?

O Certificado SSL é uma tecnologia de proteção padrão que permite uma navegação segura na internet, possibilitando que você troque informações sensíveis de forma segura com o site que está navegando.

O símbolo que representa o SSL, ou seja, a segurança de um site, é o cadeado que aparece na barra superior da tela do site que você está navegando. 

O certificado, na prática, impede que hackers e softwares maliciosos tenham acesso a qualquer informação transferida pelo seu computador ao site de navegação, incluindo dados sensíveis, como números de cartões de crédito e documentos de identificação.

Resumidamente, o SSL trava os acessos as suas informações e garante que você navegue com segurança, proporcionando ambientes protegidos de transmissão de dados entre o visitante e os servidores de um site.

 

E a Let’s Encrypt, qual o papel dela no SSL?  

Existe ainda, uma organização que faz a certificação de segurança SSL, a Let’s Encrypt. De maneira, geral existem diversas empresas no mundo que emitem o Certificado SSL (e existem diversos tipos de certificados também), mas para uma empresa emitir o certificado de segurança para o seu site ela cobra um determinado valor pelo serviço. 

A Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora que permite a emissão de certificados de segurança gratuitos para sites.

Ela foi criada para garantir a segurança em detrimento do benefício público, a fim de facilitar a segurança aos sites sem deixá-los dependentes de certificados pagos.

 

Como funciona?

A segurança do SSL é feita através da criptografia de dados. Desse modo, ele cria uma camada de segurança para proteção do seus dados nas páginas da internet que você está interagindo. 

Assim, a criptografia é única para cada página e usuário, e com ela é possível barrar a  interceptação de dados que são trocados na web.

A geração do Certificado SSL depende de que o usuário tenha um domínio da página, bem como um servidor de hospedagem do site.

Para que o processo de certificação seja iniciado, é feita uma verificação do domínio e também são geradas duas chaves, uma pública e outra privada, que serão utilizadas para a criptografia e descriptografia durante a navegação no site. 

 

Por que devo ter a Certificação SSL?   

Se você tem um site da sua empresa e quer gerar mais credibilidade e segurança para o seu cliente, é preciso ativar uma certificação autêntica de proteção que garanta a navegação segura dos usuários. 

 

Aqui no Mobsite, nossos sites são protegidos por essa tecnologia, a fim de levar qualidade e segurança para nossos clientes. Se você ainda está em dúvida sobre o SSL, aqui vão algumas razões pelas quais você deve ativar esse certificado no domínio do seu site: 

 

1 – Segurança contra golpes online – Com o uso da tecnologia do SSL, cybercrimes podem ser evitados, garantindo a proteção do usuário e a confiança na sua empresa. Com o SSL, durante a navegação existe sempre a confirmação da autenticidade das páginas que o usuário entra.

 

2 – O SSL tem um papel importante no ranqueamento do Google – Você pode comprovar isso realizando uma pesquisa básica no Google. Nos resultados, você verá que os conteúdos que aparecem nas primeiras posições são de páginas seguras.

 

3 – Fácil Instalação para qualquer domínio – O SSL possui fácil instalação e renovação automática, além disso, ele é compatível com os principais navegadores do mercado e é disponibilizado gratuitamente.