Uma preocupação de todo empreendedor é saber se os seus produtos e soluções estão proporcionando bons resultados e o sucesso do cliente, não é mesmo? 

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem se preocupa em inovar a fim de entregar valor para os clientes sai na frente da concorrência.

Recentemente, aqui no Mobsite, começamos a trabalhar com o sucesso do cliente, com o intuito de entender as necessidades e dificuldades dos nossos clientes e saber se eles estão tendo uma boa experiência com a nossa solução. 

Para você entender melhor como estamos fazendo isso, neste artigo vamos abordar o conceito de sucesso do cliente e como você pode aplicá-lo na sua empresa também.

 

Entendendo o Sucesso do Cliente (Customer Success)

Segundo o guru da área, Lincoln Murphy, o sucesso do cliente está relacionado diretamente à forma que o atendimento e acompanhamento da empresa coopera para que o resultado desejado pelo cliente ocorra com êxito.

Um trabalho de CS bem desenvolvido vai muito da forma como a empresa modifica sua cultura para garantir resultados positivos para os clientes. Em outras palavras, o cliente precisa estar no centro de tudo. 

 

Como aplicar o CS na sua empresa

Para aplicar o sucesso do cliente no seu negócio, primeiramente, você precisa contar com um time que te auxilie. É também fundamental uma estratégia para estruturar os processos de abordagem dos clientes. 

A aplicação das estratégias de CS estão também alinhadas ao trabalho da equipe comercial. Isso porque, quando o cliente adquire seu produto ou serviço ele precisa ser orientado para entender como será a jornada com a sua empresa.

Nesse sentido, o feedback é um ponto fundamental para que a interação entre cliente → empresa ocorra bem, afinal, para entender a expectativa que o cliente tem com o seu negócio você tem que ouvi-lo, para não acabar presumindo erroneamente o que ele espera de você. 

Algo tão importante quanto as ações a serem feitas é a metrificação dos resultados da sua abordagem. Esse passo é insubstituível, pois com ele você poderá analisar se suas ações estão surtindo efeito e, ainda, se o impacto para o cliente está sendo positivo ou não.  

Agora que você sabe como funciona o sucesso do cliente, que tal pensar em investir esforços nessa estratégia? Empresas de grande sucesso já trabalham com o CS e entregam um diferencial incrível para os clientes. E você, vai ficar de fora?

Conheça a Perpetual, uma parceira do Mobsite que nos ajuda a metrificar mais a experiência dos nossos clientes, o CX que são todos os pontos de contatos entre cliente e empresa e tem nos ajudado a melhorar nossa interação.