Você evita utilizar formulários no seu site por acreditar que as pessoas vão ficar com preguiça e vão desistir do seu serviço ou produto?  Se sim, você está perdendo grandes oportunidades. 

Os formulários podem ser utilizados de diversas maneiras e para diversas finalidades. Você pode criar quizzes no estilo Buzzfeed, atrair novos clientes, realizar uma pesquisa de satisfação, conhecer melhor o seu público e muito mais. Entretanto, é necessário oferecer ao cliente uma plataforma  atrativa, inteligente e informativa para que ele preencha todos os campos.

 

Typeform

O Typeform é um SaaS, ou seja, um serviço que funciona por assinatura. Ele foi criado em 2012 e é um construtor de formulários inteligentes e personalizados. Ele oferece uma versão grátis, porém com algumas limitações. Nesse caso, cada formulário pode ter no máximo dez perguntas e ser respondido apenas por 100 usuários. Por tanto, ele é útil para pesquisas mais pontuais, que não desejam atingir tantas pessoas. Para quem busca funcionalidades mais robustas e receber mais respondentes, é indicado utilizar outros planos.

Entre as principais vantagens estão a usabilidade e a série de possibilidades. A ferramenta fornece templates para facilitar o seu trabalho  e  também oferece diversos formatos de respostas: 

  • Texto longo ou curto, ou seja, você pode limitar os caracteres; 
  • Dropdowns, que são respostas em múltipla escolha que não aparecem uma do lado da outra, mas em lista;
  • E-mail, que só aceita respostas que tenham @ e .com ou .com.br;
  • Data, bastante utilizado para formulário que precisam da data de nascimento;
  • Termo de aceite, que é chamado de “legal” na plataforma e pode ser utilizado para que o usuário declare que aceita termos e condições;
  • Website, que só aceita respostas em formato de link;
  • Múltipla escolha;
  • Imagens, que pode ser utilizado para mostrar produtos, por exemplo;
  • Upload, que permite que o respondente faça upload de imagens e documentos;
  • Pagamento, que possibilita que o consumidor adquira um produto e possa paga-lo através do formulário utilizando uma conta no Stripe;
  • Avaliação, na qual aparecem estrelas para o usuário avaliar;
  • Escala, uma forma de avaliação mais complexa, na qual o usuário pode dar nota de 0 a 10 e comentar a avaliação;
  • Números, funcionalidade útil para pedir telefone ou idade, por exemplo. 
  • Sim ou não, utilizado para perguntas simples.

Além da personalização dos campos, é possível também criar página de apresentação e de agradecimento. Na página inicial, você pode apresentar o formulário e a sua empresa. Já  a página de agradecimento pode ser utilizada para mandar uma mensagem de encerramento,  agradecendo ou encaminhando para outro local, por exemplo.

Personalização e integração com outras plataformas

O Typeform é conhecido como uma ferramenta inteligente, pois é possível que o usuário pule perguntas de acordo com algumas respostas. Por exemplo, se uma pessoa responde “não” para a questão  “você utiliza outra ferramenta para construção de sites?”, não faz sentido perguntar qual é a ferramenta, pois ele não utiliza. Assim, é possível criar diversas lógicas dentro do questionário. 

Depois de construir toda a estrutura, é hora de se preocupar com o visual. O Typeform permite que você escolha as cores, a imagem de fundo e a fonte que deve ser utilizada. É nessa etapa que é possível imprimir a identidade da sua empresa no formulário. 

Essa ferramenta possui integrações com diversos aplicativos, como MailChimp, Slack, Trello, Google Sheets e RD Station. Você também pode receber notificações de cada resposta através de um e-mail cadastrado e acompanhar o desempenho do seu questionário pelo Google Analytics. Além disso, é possível que você compartilhe o questionário por e-mail, insira em um site  e ainda crie um link específico em que é possível saber qual canal trouxe mais respondentes. 

Análise de resultados

Além disso, você tem acesso a uma série de métricas sobre o formulário, por exemplo, quantas visitas únicas você recebeu, número de visitas totais, taxa de conclusão e tempo médio de resposta. Essas informações também podem ser segmentadas por dispositivo utilizados para responder. Essas informações são úteis para otimizar o formulário e até para criar chatbots e FAQs. 

 

Como já utilizamos o Typeform para atender os clientes Mobsite

typeform
O Typeform é uma ferramenta de formulários inteligentes que melhora a experiência do usuário e a conversão das empresas

Todos os clientes Mobsite desfrutam da versão Premium do Typeform. Nós criamos a lógica de todo o formulário baseado na necessidade de cada cliente. Veja uma lista de alguns usos interessantes do Typeform que já desenvolvemos. 

  • Qualificação de Leads 

 

Uma das principais preocupações do Marketing Digital é a geração de Leads, ou seja, atrair clientes em potencial. O melhor lead é aquele que já tem interesse no seu produto, pois a chance de conversão é maior. Quando o usuário preenche um formulário, ele está indicando que não só tem interesse, mas como reservou um tempo para respondê-lo. 

Então porque não fazer um formulário voltada para a qualificação de leads com perguntas específicas? Nós já desenvolvemos, em parceria com um cliente, um formulário extenso e personalizado que servia como primeira etapa de briefing e que qualificava leads de acordo com o interesse em cada serviço, nível de conhecimento na área, pretensão de investimento e detalhamento sobre o usuário. Assim, a propostas para esses clientes eram mais direcionadas e os respondentes tinham muito mais chances de tornarem-se clientes.

 

 

  • Compra de produtos e aceite de contrato

 

 

Atendemos uma empresa que ainda está no começo e, por isso, possui uma quantidade pequena de produtos disponíveis no mercado e, por isso, não valia a pena o investimento em um e-commerce. O uso do Typeform possibilitou que o cliente colocasse imagens dos produtos disponíveis, vendesse e, através da própria ferramenta, fizesse o consumidor aceitar os termos e condições para adquirir o produto. O questionário também possibilitou que os clientes da marca utilizassem a plataforma para fazer pagamentos utilizando o Stripe. 

 

 

  • Cadastro de currículos 

 

Um dos nossos clientes gostaria de usar o site para atrair novos talentos do setor de engenharia. Por isso, desenvolvemos um typeform com uma relação de perguntas sobre experiência profissional e também possibilitamos que o candidato, através do upload de documentos, enviasse o currículo. 

 

 

  • Avaliação de serviço 

 

Nem sempre o foco do cliente é a conversão, mas o pós-venda. Por isso, também desenvolvemos questionários no Typeform focados em avaliação de produtos através de um questionário detalhado que possibilitou fazer uma análise profunda. Através da participação dos consumidores, a marca pode aperfeiçoar os produtos de acordo com as falhas apontadas. 

Também utilizamos essa metodologia para o site de um evento, no qual os organizadores gostariam de avaliar as palestras apresentadas, o apresentador, a organização, os temas abordados e muito mais. 

Você pode conferir a avaliação do Mobsite nesse link: http://bit.ly/2KyLy0y

 

 

  • Captação de Leads

 

Um dos focos de um dos cliente Mobsite era a geração de leads por meio do formulário. Em troca das informações para ser franqueado, o cliente oferecia um pdf com informações do modelo de negócio. Para que o cliente tivesse acesso a esse conteúdo exclusivo , ele precisava preencher todos os campos e só depois de alcançar a página de agradecimento era possível ter acesso ao documento.  

 

 

  • Descobrir a Rede Social que mais convertia

 

É importante saber se os esforços em redes sociais estão dando resultados. Para constatar qual plataforma levava mais usuário a conceder os seus dados e acessar o site, nosso cliente postou um link distinto em cada uma das redes sociais e conseguiu mapear qual dos públicos respondeu mais o formulário.  As principais redes analisadas foram Instagram e Facebook. 

 

 

  • Driblar o tempo de criação

 

O tempo de criação do sites Mobsite é de 60 dias após o envio do conteúdo para a equipe de design. Porém, alguns clientes necessitam de conversão antes desse período. Assim, redirecionamos o domínio do site para um formulário Typeform. Enquanto, você aguarda o período para que seu site fique pronto, você não perde clientes! 

 

Veja o Typeform do Mobsite clicando aqui.